Vila Mariana foi a regional que mais plantou árvores

A necessidade de uma maior cobertura vegetal motivou a Prefeitura de São Paulo a incluir o tema entre os 53 itens do Plano de Metas da gestão 2017-2020. O objetivo é plantar 200 mil árvores em três anos e meio. Na prática, contudo, um pouco mais de 29 mil foram plantadas. O ritmo que começou a todo vapor está diminuindo com a chegada do fim do ano. Entre julho e dezembro de 2017 foram 18.934 mudas plantadas, para 2.550, no primeiro semestre de 2018, uma queda de 86%.
A Prefeitura Regional da Vila Mariana lidera a lista no primeiro semestre de 2018, como a Subprefeitura que mais plantou – 725 mudas, ante 49 no período anterior. Parte das ações de plantio ocorre com apoio de associações de bairro, como a Horta Comunitária da Saúde e a Muda Vila Leopoldina, nas Ruas Mauros e Uvaias, na Saúde.
Em conversa com os moradores do local, até a qualidade do ar foi elogiada. “tenho problemas respiratórios, em períodos de tempo seco eu percebo que o conforto é bem maior”, diz a moradora Etelvina Barbosa.
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente afirma que a redução se deve à suspensão do serviço, cujo contrato foi rescindido pela Prefeitura em julho de 2017. Após pregão, uma nova empresa assumiu o trabalho só em junho deste ano. A validade do atual contrato é de 12 meses e tem custo de R$ 7,4 milhões.
Segundo a secretaria, de julho a outubro foram plantadas 8.062 mudas. Devem ser 17.462 até o fim do semestre, isto é, volume ainda inferior ao do mesmo período do ano passado (de 18.934).

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *