Dumbo, o elefante que podia voar

As cegonhas chegam, como todos os anos, ao circo para entregar os bebês às suas mães. Sra. Jumbo, uma elefante, descobre que seu pequeno filhote, chamado Dumbo, tem orelhas grandes. Todas as suas colegas não param de rir de seu bebê, mas a Sra. Jumbo sempre o defendeu a ponto de ser confinada por enfrentar qualquer um que zombe dele. Dumbo é abusado e ridicularizado por todos os seus pares, mas com a ajuda de um pequeno rato chamado Timóteo, Dumbo se torna um astro de circo.
“Dumbo” foi o quarto filme de animação produzido pela Disney. Seu lançamento ocorreu em 23 de outubro de 1941 e faz parte da seleta lista de filmes chamada de “Clássicos Disney”. O longa foi baseado no livro homônimo da escritora Helen Aberson e do ilustrador Harold Pearl. O personagem principal é Jumbo Jr., um elefante que é cruelmente apelidado de Dumbo (na versão em inglês, “estúpido”). Ele é ridicularizado por suas orelhas muito grandes, mas descobre que pode voar utilizando-as como asas. Seu único amigo é um rato chamado Timóteo — esse fato parodia a lenda do medo de elefantes a ratos.
“Dumbo” possui 64 minutos, sendo um dos filmes mais curtos produzidos pela Disney. A atração foi dirigida por Ben Sharpsteen, produzida por Walt Disney e escrita por Otto Englander, Joe Grant e Dick Huemer.
Apesar do advento da II Guerra Mundial, “Dumbo” ainda foi o mais bem-sucedido financeiramente filme da Disney da década de 1940. Após o seu lançamento o longa provou ser um milagre financeiro em comparação com outros filmes da Disney. O custo de produção de “Dumbo” foi de apenas 950 mil dólares, sendo metade do custo de “Branca de Neve”, menos de um terço do custo de “Pinóquio”, e certamente menos do que o caro “Fantasia”. Na época o filme arrecadou 1,6 milhões dólares.
“Dumbo” foi relançado nos cinemas em 1949, 1959, 1972 e 1976. No Brasil foi lançado originalmente em 17 de novembro de 1941. O longa também foi um dos primeiros desenhos animados a serem transmitidos pela televisão. No Brasil foi ao ar pela primeira vez em 1998 com uma dublagem exclusiva encomendada pelo SBT, sendo então a quarta e última dublagem brasileira.

Check Also

Há mais de 50 anos o “Jornal Hoje” acompanha o dia a dia dos brasileiros

Há mais de 50 anos o “Jornal Hoje” acompanha o dia a dia dos brasileiros

Há mais de cinco décadas, o “Jornal Hoje” traz as principais notícias do Brasil e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *