Museu do Ipiranga atinge 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração

Porta de entrada do bairro e um dos lugares preferidos dos moradores da região, o Museu do Ipiranga atingiu a marca de 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração, que aconteceu no dia 7 de setembro de 2022, após reformas as quais fizeram com que o local ficasse fechado.
O feito foi comemorado no final de semana com grande presença do público, distribuição de bottons que contavam com a frase “Um milhão de visitantes, um milhão de histórias”, além da realização gratuita da Mostra Contrapontos, que aconteceu no Auditório do Museu.

Museu do Ipiranga atinge 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração
Imagem do botton que foi distribuído neste final de semana, em comemoração aos 1 milhão de visitantes do Museu do Ipiranga
De acordo com informações da própria instituição, em média 2 mil pessoas por dia estiveram no Museu do Ipiranga. Apenas no ano de 2023, foram lidos 655.759 ingressos pelas cancelas. Além disso, antes do fechamento para reforma, a estimativa era de 1000 visitantes diários, metade do número computado agora.
Dentre os visitantes que colaboraram para a chegada dos 1 milhão, estão moradores antigos do bairro, que não viam a hora de poder voltar a frequentar o local, outros, mais novos, que nunca haviam o conhecido e uma grande população, que veio de longe para conhecer o tão sonhado e aclamado, Museu do Ipiranga.
A reportagem do Jornal Ipiranga News acompanhou muitos visitantes, das mais diferentes nacionalidades, desde a reinauguração do Museu, como foi o caso do italiano, Filippo Mariani, de 41 anos, natural de Turim, mas que mora no Brasil há 16 anos e nunca tinha conhecido o espaço histórico.
“Fiquei muito feliz quando vi que abriu de novo e hoje foi uma experiência bem bacana”, destacou ele em visita feita ao Museu do Ipiranga.
“O primeiro contato que eu tive com o Museu aconteceu em 1998, quando vim através de uma excursão da escola, e para mim foi maravilhoso poder conhecer este lugar, porque tem muita história. Me lembro de uma sala que entrei, na qual existiam pertences de Alberto Santos Drumont, o pai da aviação, muitas coisas da família real, um conteúdo muito bacana”, também contou, Pedro Henrique dos Reis, natural de Guarulhos e que havia visitado o Novo Museu ano passado.
“Frequento o Museu há 79 anos, quando meus pais me traziam ainda garotinho. Adoro esse lugar. Muito embora, agora eu tenha ficado muito mais no Rio do que em São Paulo, sempre que venho pra cá não deixou de fazer minha “visitinha” aqui”, pontuou Cláudio Peccin, nascido no Ipiranga.
Além das visitas da população, o Museu também recebeu, nestes um ano e meio pós reinauguração, escolas estaduais, apresentações culturais, e a presença de pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, devido à distribuição de ingressos gratuitos, que acontecem até hoje, sempre às quartas-feiras e primeiro domingo do mês.
O Coral Bacarelli, por exemplo, foi um dos contemplados a se apresentar no Museu, por duas vezes. A primeira, para comemorar o aniversário do Ipiranga, no ano passado e a segunda, para comemorar os 470 anos de São Paulo, neste ano.
Museu do Ipiranga atinge 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração
Coral Baccarelli se apresenta para visitantes do Museu do Ipiranga no dia do aniversário de São Paulo deste ano
A oportunidade, na ocasião, foi comemorada pela regente Claudia Cruz. “A apresentação no Museu tem um “que” muito especial. É muito bonito, com muita gente”.
A gratuidade nos ingressos e preocupação em expandir a cultura aos menos desfavorecidos, inclusive, ajudou o monumento histórico a atingir a marca dos 1 milhão de visitantes. “Acho o Museu maravilhoso. Mudou muito com essa reforma que fizeram e ficou muito bom. É um lugar gostoso para trazer a família, passear, todos os dias estou aqui”, expressou Joberval Medeiros das Neves.
O Museu do Ipiranga funciona de terça à domingo, das 10h às 17h, com ingressos gratuitos às quartas-feiras e primeiro domingo do mês (5/5).

Check Also

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

Passeio ciclístico, caminhada, cãominhada, apresentação musical do Coral do Instituto Baccarelli, bandas, apresentação de cosplayers …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *