“O Rei do Gado” um dos grandes sucessos da Globo

Referência da teledramaturgia brasileira, “O Rei do Gado” marcou uma época. Além de receber diversos prêmios nacionais, a novela foi premiada internacionalmente, em 1997, com o Certificado de Honra ao Mérito no San Francisco International Film Festival, concorrendo com mais de mil produções de 62 países. Protagonizada por Antonio Fagundes e Patricia Pillar, a obra foi escrita por Benedito Ruy Barbosa com a colaboração de Edmara e Edilene Barbosa.
A trama contou a saga de duas famílias italianas, os Mezenga e os Berdinazi. Imigrantes, eles se estabeleceram no Brasil no final do Século XIX. Eram vizinhos e amigos, mas a briga por causa de uma cerca, a qual delimitava os limites das terras entre as duas fazendas, resultou numa inimizade eterna.
A novela começa com a briga entre as famílias e com o amor impossível entre Giovana Berdinazi (Letícia Spiller) e Henrique Mezenga (Murilo Benício), que acabam fugindo para ficarem juntos. A história dá um pulo no tempo e chega ao ano de 1990, quando o filho do casal Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) aparece como um rico criador de bois em Goiás. Sua fama e fortuna é tamanha, que o fazendeiro é conhecido como “O Rei do Gado”.
Apesar de tanto dinheiro, Bruno não é feliz no casamento. Sua mulher, Léa (Sílvia Pfifer) é fútil e tem um amante, Ralf (Oscar Magrini), um malandro que só está interessado no dinheiro que ela tem. Bruno encontrará o amor nos braços da sem-terra Luana (Patrícia Pillar), mas isto somente no final da trama.
Em “O Rei do Gado”, o destaque também ficou por conta do saudoso ator Raul Cortez, que interpretou Geremias Berdinazi, um homem rico, mas que vivia atormentado pela culpa de ter roubado a herança da mãe Marieta (Eva Wilma) e da irmã Giovana. Tudo na vida do próspero fazendeiro se complica quando aparece Marieta (Glória Pires), uma trambiqueira que mentirosamente se diz sua sobrinha desaparecida, quando a sobrinha verdadeira é Luana.
A novela tinha ainda em seu elenco Lavínia Vlasak, Fábio Assunção, Leila Lopes, Tarcísio Meira, Jairo Mattos, Walderez de Barros, Jackson Antunes, Sérgio Reis, Almir Satter, Carlos Vereza, Bete Mendes, Stênio Garcia, entre outros.
Exibida originalmente de 17 de junho de 1996 a 14 de fevereiro de 1997, “O Rei do Gado” foi reprisada por três vezes no “Vale a Pena Ver de Novo”, sendo a mais recente entre o final de 2022 e início de 2023. A trama também foi exibida pelo Canal Viva. Atualmente pode ser assistida a qualquer hora, no Globoplay.

Check Also

Há mais de 50 anos o “Jornal Hoje” acompanha o dia a dia dos brasileiros

Há mais de 50 anos o “Jornal Hoje” acompanha o dia a dia dos brasileiros

Há mais de cinco décadas, o “Jornal Hoje” traz as principais notícias do Brasil e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *