Jornalista escreve livro sobre a artista Tereza Costa Rego

O projeto inicial do jornalista Inácio França era escrever a biografia da artista plástica Tereza Costa Rego, mas o que deveria ter sido um volume extenso, pesado e repleto de notas de rodapé, acabou se tornando um romance curto, escrito em estilo ágil e num ritmo que segura o leitor. Foi aí que surgiu o livro “Terezas”, uma narrativa ficcional de uma personagem real que se reinventou inúmeras vezes, tanto rompendo os papéis impostos pela rígida tradição social nordestina, quanto pelos limites estabelecidos pelos dogmas da revolução política.
Para falar sobre Tereza, de 88 anos, o autor abriu mão do gênero biográfico para contar a história de várias mulheres em uma. Sua obra é baseada em observação, leitura de documentos históricos, entrevistas e relatos feitos por ela e por sua filha. O livro narra a história de Tereza entre 1962 e 1979, abordando o período da ditadura militar. “Ia muito ao ateliê dela. Eu a vi pintando diversos quadros. Também li bastante sobre o movimento comunista. Somos muito próximos e isso despertou a minha curiosidade para escrever sobre ela”, explica o autor.
Tereza é uma pintora pernambucana, filha de senhor de engenho. Criada para ser uma dama de casa, abandonou a vida que tinha pra viver na clandestinidade. Virou militante do partido comunista e nesta época adotou o nome de Joana. Casada com o político Diógenes Arruda Câmara, o casal teve que deixar o País por conta de perseguições politicas e somente em 1979 com a anistia é que ambos voltaram para o Brasil. Diógenes morreu pouco tempo depois e Tereza abriu um ateliê em Olinda. Hoje o trabalho da artista é reconhecido também pela força feminina que suas telas exibem.
Inácio França, 48 anos, é jornalista e gestor de comunicação. Tem seis livros publicados, entre crônicas de futebol e registros de história oral. “Terezas” é seu primeiro livro de ficção. Lançado pela Editora Confraria do Vento, a edição tem 144 páginas. Contato com o autor: 81-99520-7979 ou inaciofranca@gmail.com

Check Also

Show Quebra Quebrando grátis no Sesc Vila Mariana

Show “Quebra Quebranto” de graça no Sesc Vila Mariana

Clarianas é um grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher “ancestral” na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *