Fundação Dorina Nowill recebe escolas para promover inclusão

Olhos vendados, bengalas nas mãos, o contato com o alfabeto e livros em braile, bolas com guizos e outras atividades lúdicas fazem parte da programação especial das crianças e dos adolescentes da rede municipal de ensino que visitam a Fundação Dorina Nowill para Cegos. O passeio faz parte do programa especial “Incluindo com o Centro de Memória”.
A Fundação segue recebendo os alunos da rede municipal, em visitas diárias – de segunda a sexta – nos períodos da manhã e da tarde. “Incluindo com o Centro de Memória” acontece até junho deste ano com grupos de estudantes divididos por faixas etárias – 7 e 8 anos, 9 a 12 anos ou 13 a 17 anos. Quando concluído, o programa deverá ter envolvido cerca de 7 mil alunos da rede municipal de ensino.
Além das atividades lúdicas que buscam aproximar os participantes da realidade de pessoas cegas ou com baixa visão, os alunos também fazem uma visita guiada pelo Centro de Memória Dorina Nowill, cuja missão é apresentar a história da luta das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo. Primeiro centro de memória brasileiro a considerar a cultura da deficiência visual como patrimônio histórico, seu acervo conta com aproximadamente 4 mil peças, incluindo utensílios, fotografias e material auditivo.
Durante o passeio, os alunos conferem, por exemplo, uma matriz da pauta braile de 1945; aparelhos auditivos – de modelos dos anos 1970 aos mais atuais – para escutarem trechos de livros falados; livros digitais acessíveis; máquinas de escrever em braile; exposição com a evolução das bengalas, e até a reprodução do ambiente doméstico, adaptado para deficientes visuais. O Centro de Memória conta ainda com uma réplica da sala de trabalho de Dorina Nowill com objetos e livros originais.
Vale destacar que o programa especial de visita da Fundação Dorina Nowill para Cegos é gratuito, incluindo materiais educativos, lanche e transporte. Interessados em participar do programa devem entrar em contato com a Fundação Dorina Nowill para Cegos pelo e-mail incluindocm@fundacaodorina.org.br para mais informações.

Check Also

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

O rugby é o segundo esporte mais praticado no planeta, atrás apenas do futebol. Muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *