Prefeitura quer aterrar lago feito em praça

Moradores da Vila Mariana estão indignados com a Prefeitura Regional. De acordo com eles o órgão tentou aterrar um lago da Praça Professor Portugal Américo Gouveia, conhecida como “Buracão”. O nome foi dado porque o lago era um antigo buraco que causava dor de cabeça constantes para a população por causa de alagamento e água parada. Sem respaldo do órgão público, moradores se uniram e deram uma solução ao problema, transformaram o espaço em lago.
De acorda com relatos de moradores e frequentadores da praça, o espaço estava abandonado há cerca de 15 anos acumulando lixo e água parada, em 2016 cansados de cobrar uma solução da Prefeitura, os próprios moradores começaram um mutirão para revitalizar o espaço e receberam ajuda de uma ONG, que depois de identificar uma nascente de água no espaço construiu um lago para o escoamento natural. Assim surgiu o “buracão”, que tem cerca de 20 cm de profundidade com água cristalina e peixes.
“A fauna se diversificou. Passarinhos de espécies que nunca vimos antes começaram a aparecer. Maritacas, Pica-Paus e abelhas circulam por ali atrás da água pura e bichinhos em um eco sistema que começa a se equilibrar”, defendem os frequentadores.
No dia 14 de março, a Prefeitura Regional Vila Mariana encaminhou um caminhão de areia para aterrar o lago destruindo uma parte do lago. Moradores conseguiram impedir a ação. No domingo (18), os frequentadores da praça fizeram uma ação pedindo que a Regional da Vila Mariana mantenha o lago na praça. Os caminhos de terra que levam a água que brota do chão até o lago foram refeitos.
A Prefeitura informou que o lago pode apresentar risco para a população e que, por isso, será aterrado. “A Regional não foi procurada para tratar o assunto. Se fosse, teria esclarecido que qualquer intervenção em local público deve ser previamente aprovada pela administração municipal mediante análise técnica. A Prefeitura vai retirar os peixes que por ventura estejam no lago e levá-los para um local adequado. O lago será aterrado para evitar o risco de acidentes”, afirmar.

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *