Unifesp oferece assistência a saúde mental perinatal

Promover, apoiar e prevenir a saúde mental de mulheres, homens e crianças no período perinatal (da gestação até 12 meses pós-parto), por meio de atividades de assistência, ensino e pesquisa, é o objetivo principal da parceria entre Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Escola Paulista de Medicina (EPM) – Unidades Universitárias do Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp) – e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Para atingir o objetivo foi criado o Ambulatório Alínea Saúde Mental Perinatal, que visa favorecer os encaminhamentos e ampliar as possibilidades de identificação precoce, diagnóstico e tratamento especializado do sofrimento psíquico das mulheres, mas também de seus parceiros e filhos.
De acordo com a coordenadora do ambulatório, Erika de Sá Vieira Abuchaim, “a abordagem multidisciplinar é a estratégia mais efetiva na promoção da saúde mental perinatalidade. A pluralidade de olhares e a complementaridade de intervenções especializadas favorece a maximização de bons resultados para os atores envolvidos (mulher, homem e criança), mas também para a família e sociedade”.
Os transtornos psiquiátricos na perinatalidade representam um grave problema de saúde pública mundial e no Brasil. A gestação é um período de vulnerabilidade, risco, para o surgimento ou piora dos sofrimento psíquico. A ansiedade materna, episódios depressivos prévios, suporte social e familiar precário, gravidez indesejada, vulnerabilidade financeira e social, gravidez precoce, uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas e histórico obstétrico complicado estão associados à prevalência de transtorno depressivo maior no período perinatal, elevando sua incidência para 20%.
O compartilhamento dos saberes propicia uma integralidade na observação da gestante e potencializa a melhoria dos resultados. Foi com este pensamento que a equipe, composta por profissionais do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher (DESM/EPE), do Centro Ana Abrão e Banco de Leite Humano (EPE), do Departamento de Psiquiatria (EPM) e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), idealizou o projeto.
A atenção às mulheres é um dos serviços prestados pela Unifesp, mas de maneira descentralizada. Atualmente, o atendimento psiquiátrico é realizado no Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental Vila Mariana (CAISM), vinculado ao Departamento de Psiquiatria da EPM. Já os atendimentos psicológicos, para puérperas, acontecem desde 2014 no Ambulatório de Psicologia do Centro Ana Abrão. As gestantes são atendidas por psicólogas voluntárias, ou pós-graduandas, nos diversos serviços de obstetrícia do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp.
“Alínea significa primeira linha de um novo parágrafo, e foi escolhido por representar o objetivo do ambulatório. Acreditamos que o ambulatório permitirá aos pacientes iniciar um novo passo na promoção de sua saúde mental”, explica Erika.
O serviço, voltado para gestante, puérperas até 12 meses pós-parto e parceiro(a), prioriza pacientes oriundos do Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp), mas atenderá pacientes externos para avaliação e encaminhamento adequado.
O atendimento contará com acolhimento; triagem; acompanhamento psiquiátrico individual;
psicoterapia individual (presencialmente e on-line); consulta de enfermagem; grupos preventivo, educativo e terapêutico; avaliação precoce de sofrimento psíquico do lactente e encaminhamento para o ambulatório de bebês de risco da Unifesp.
O ambulatório está situado no Centro Ana Abrão e BLH que fica na rua Diogo de Faria, 395. As consultas serão agendadas pelo telefone: 5576-4891 com Patrícia.

Check Also

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

Passeio ciclístico, caminhada, cãominhada, apresentação musical do Coral do Instituto Baccarelli, bandas, apresentação de cosplayers …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *