Terminal Jabaquara orienta mulheres contra violência

Quem passou pelo Terminal Jabaquara na quarta-feira (25), Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, pôde participar da ação em parceria com o Programa Bem Querer Mulher (BQM) e o Centro de Integração da Cidadania do Jabaquara (CIC) para chamar a atenção e alertar contra as agressões à população feminina.
Na plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara, voluntárias do BQM organizaram rodas de conversa e distribuirão folhetos explicativos. O objetivo é acolher, esclarecer e orientar as passageiras a denunciar os agressores. As vítimas que queriam eram encaminhadas a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista para avaliações psicológicas. O CIC, que também participou da ação, foi responsável por encaminhar as passageiras em busca de apoio jurídico para formalizar as denúncias.
Segundo dados do Boletim Estatístico Eletrônico (BEE) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, foram registradas 36.018 ocorrências de Lesão Corporal Dolosa contra a população feminina de janeiro a setembro de 2020. “Uma realidade que não podemos admitir em pleno século XXI. Temos que apoiar essas mulheres que precisam de ajuda, mas também de amor e carinho”, disse Janaína Vidal.
Na quinta-feira (19), para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado na sexta-feira (20), o Terminal recebeu diversas atividades. Obras de arte que representam a cultura negra, expostas na Casa do Sítio da Ressaca, construção bandeirista do período colonial brasileiro, e no Centro Cultural Jabaquara foram exibidas, enquanto os agentes do programa Bem Querer Mulher (BQM) fizeram palestras sobre o combate à violência contra a mulher.
Na exposição, os passageiros encontraram quadros, painéis, esculturas e também itens utilizados para castigar os escravos na época da colonização portuguesa. O evento também conta com a colaboração do Centro de Integração da Cidadania do Jabaquara, do Centro de Educação Unificada Caminho do Mar e do Coletivo Jabaquara – Resistência Negra.

Check Also

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

Passeio ciclístico, caminhada, cãominhada, apresentação musical do Coral do Instituto Baccarelli, bandas, apresentação de cosplayers …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *