Santuário de São Judas Tadeu quer ter boulevard

Com proposta originária no Santuário de São Judas Tadeu, um projeto que já está em desenvolvimento deve transformar uma quadra da Alameda dos Guaiós em boulevard. O trabalho está sendo feito em desenvolvimento com a Prefeitura de São Paulo e deverá ser implantado em cerca de oito meses.
O local ficaria na quadra entre as avenidas Itacira e Piassanguaba, transversais da Avenida Jabaquara, onde está localizada a entrada principal do Santuário, que anualmente, atrai milhares de fiéis e devotos.
De acordo com o projeto, deverá ser instalado um calçadão de lazer no trecho mencionado, com bancos e outros itens de mobiliário, melhorias na iluminação, ampliação dos espaços verdes e outras intervenções. Além disso, o espaço seria destinado apenas a travessia de pedestres, sendo autorizados apenas veículos de serviço público. O pedaço ainda também deixaria de ser Zona Azul.
Uma organização social que poderá ou não ser ligada ao Santuário, por meio do termo de cooperação e sem fins lucrativos, deverá ser a responsável pela implementação do projeto que será executado.
O boulevard teria ao todo 1,3 mil metros quadrados, junto à 105 metros de extensão, que ligaria a quadra entre o Santuário e o Instituto Meninos de São Judas Tadeu, o qual atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, os custos de implementação e manutenção serão de responsabilidade do setor privado.
A proposta já estava em fase final de consulta pública e outra etapa da participação popular aconteceu no segundo semestre do ano passado.
O novo ambiente também deverá receber atividades socioculturais gratuitas, segundo a minuta do edital. O trecho recebe, hoje, atividades do santuário, como no Dia de São Judas Tadeu, comemorado em 28 de outubro. Ainda, deverá partir do projeto intervenções para microdrenagem, com jardins de chuva (canteiros desenvolvidos para absorver mais água) e um local para manobra de veículos e embarque e desembarque de pedestres na esquina com a Av. Passanguaba.
Conforme apurou a reportagem, o envolvimento atual do Santuário com o projeto não é tão intenso, pois ainda está em fase de consulta pública e os editais sendo preparados para que possíveis parcerias sejam firmadas. O local santo, porém, tem acompanhado de perto esse processo, que é de seu interesse, e avaliará tais parcerias.
Por ser um projeto de estudo, ainda, não há muita informação além das divulgadas na matéria, dentro de 60 dias, novidades a respeito deverão vir à tona para o público, segundo envolvidos do Santuário.

Check Also

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

O rugby é o segundo esporte mais praticado no planeta, atrás apenas do futebol. Muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *