Intoxicação por chocolate em cães e gatos: riscos, sinais clínicos e como prevenir, alerta médico-veterinário

A Páscoa pode até parecer uma delícia para nós humanos, já que é sinônimo de chocolates e doces em geral. Porém, quando o assunto são os nossos pets, é preciso ter cuidado com esse alimento.
Segundo Francis Flosi, médico-veterinário e diretor da Faculdade Qualittas, a intoxicação por chocolate em cães e gatos é um problema sério e que pode levar à morte dos animais. O chocolate contém substâncias como teobromina e metil-xantinas, que são extremamente tóxicas e prejudiciais aos pets.
“A teobromina presente no chocolate é mais elevada em relação à cafeína e pode provocar sintomas como diarreia, prostração e anorexia nos animais. Em casos mais graves, a intoxicação pode levar ao óbito do paciente”, explica Flosi.
O especialista ressalta que o tipo de chocolate consumido pelo animal também influencia na gravidade do caso, sendo o chocolate amargo o mais perigoso devido à alta concentração de teobromina. Além disso, em épocas de festas como a Páscoa e o Natal, o risco de intoxicação aumenta devido ao maior consumo de chocolate pelos humanos, que podem acabar oferecendo o alimento aos animais de forma acidental.
Os sinais clínicos de intoxicação por chocolate em cães e gatos variam de acordo com o tipo de chocolate ingerido e podem incluir desde náusea e diarreia até convulsões e coma. O diagnóstico é feito com base na anamnese e nos sintomas apresentados pelo animal.
Para prevenir a intoxicação por chocolate e outros alimentos nocivos, Flosi destaca a importância de oferecer uma dieta balanceada e de qualidade aos pets, evitando assim problemas de saúde e intoxicações. Em caso de suspeita de intoxicação, é fundamental levar o animal imediatamente a um hospital veterinário para receber o tratamento adequado.
“A prevenção é a melhor forma de evitar a intoxicação por chocolate e garantir a saúde e bem-estar dos animais de estimação”, conclui o médico-veterinário.

Check Also

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

O rugby é o segundo esporte mais praticado no planeta, atrás apenas do futebol. Muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *