Escritor da região viaja 43 países e relata experiências em livros

“Sempre gostei de repassar experiências que tive”. A frase do escritor, advogado e cronista de viagem João da Luz, é dita com conhecimento de causa. Em uma jornada de 25 anos, ele viajou por 43 países dos 4 continentes e conheceu todos os Estados do Brasil.
Se somado o tempo de viagem nessas duas décadas e meia, João ficou 2 anos fora do Brasil conhecendo partes do mundo que as vezes é esquecida pelos turistas. “Gosto de conhecer os pontos turísticos, mas o que me atrai é a oportunidade de conversar com o caixa do mercadinho de bairro, com o jovem estudante, ali vou conhecendo a fundo a história local”, afirmou.
João vivenciou inúmeras culturas e colecionou histórias. Conhecimentos que estão compartilhados nos dois livros de autoria do advogado: “Diário de viagem” que conta a relata o dia a dia de pessoas de dois países e o mais recente “Dicas de Viagens em crônicas de quatro continentes” no qual o autor coloca no papel observações obtidas em viagens. Cada página passa para o leitor o que realmente João viu, sentiu e vivenciou nesses longos anos.
O autor transfere para o papel, de maneira prática, objetiva, real e fiel, tudo o que suas lentes fotografaram e ficou gravado em sua memória. Por não estar sujeito a compromissos assumidos com patrocinadores, é livre para descrever o que vê e sente. As curiosidades são muitas lembradas e detalhadas pelo escritor. Inclusive de uma estátua de Moisés esculpida por Michelangelo na capela de San Pietro in Vincoli, na Roma. “Após esculpir a estátua, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Por que não falas?”, relata.
“Meus livros respeitam as culturas e as regiões, sem cometer gafes, diz algumas vezes também o que eu passei, o que vivenciei em lugares que jamais pensei visitar. O leitor faz uma viagem sem sair do lugar”, afirma João.
Além de livros, o advogado escreve crônicas mensais para tablóides estrangeiros, foi premiados inúmeras vezes e já concedeu entrevistas em rádios e emissoras nacionais e internacionais. A última aparição foi uma entrevista de 1h40 minutos para o programa PHN transmitido pela Rede Canção Nova.
A paixão por viagens começou cedo. Ainda criança, sempre viajava com os pais ou familiares. Desde que casou, tem em sua esposa a companheira de viagem. “Eu faço o roteiro e ela topa. Nunca teve obstáculos para fazer uma boa viagem. Mesmo com filhos pequenos a gente planejava juntava as malas e partia”, brincou João.
“Viagem é um investimento. Nada poderá nos tirar aquilo que vivemos e sentimos através dela. As recordações nos acompanharão para sempre”, finaliza o escritor.
Os livros de João da Luz podem ser encontrados na Livraria Saraiva na loja física localizada na avenida Paulista ou através do site da livraria.

Check Also

Museu do Ipiranga atinge 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração

Museu do Ipiranga atinge 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração

Porta de entrada do bairro e um dos lugares preferidos dos moradores da região, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *