Home Beleza & Estética Descanso para suas unhas?

Descanso para suas unhas?

0
0

As unhas se transformaram em acessório de beleza. Difícil enumerar as mil e umas possibilidades de “fazer as unhas”, tanto dos pés como das mãos, assim como é quase impossível descrever a infinidade de cores e de variedade de esmaltes e suas texturas. Quando o assunto é manicure e pedicure, a criatividade rola solta.
Nada impede de usar e abusar dessa criatividade, mas é preciso ficar atenta quanto a algumas questões de saúde, principalmente quando se opta por tirar as cutículas; noventa e nove por cento das brasileiras fazem isso, afinal sem a cutícula, a base da unha fica limpinha e o redor bem desenhado. Daí é esmaltar e partir para o abraço! Será?
Os dermatologistas explicam que não se deve remover as cutículas porque elas funcionam como uma barreira protetora à entrada de bactérias no organismo, mas se a intenção é mesmo se livrar delas, é essencial que cada um tenha o seu próprio material, tais como alicates, tesouras e lixas para evitar a contaminação. Salões de beleza idôneos mantêm equipamentos de esterilização e isso é importante para contar a proliferação de fungos e bactérias.
As unhas precisam “respirar”. Nada impede que se “faça” a mão e pé com frequência, toda semana, por exemplo, mas unhas precisam de pelo menos dois dias sem esmalte para “respirar” ou para receber oxigênio, como preferem alguns. A verdade é que as unhas precisam de um tempo sem esmalte para se livrarem das toxicidades existentes nesses produtos, é o tempo ideal para caprichar na hidratação e garantir que elas continuarão a crescerem saudáveis.
Alguns mitos cercam as unhas e os esmaltes. Por exemplo, não é verdade que esmaltes escuros fazem com que a unha cresça mais forte, ou que prejudicam mais do que os esmaltes claros. Esmalte é esmalte, tem sua dose de produtos químicos que acrescidos da acetona podem prejudicar o crescimento e a aparência das unhas, mas tudo vai do bom senso. Um grande erro, por exemplo, é manter as unhas pintadas por longo tempo, como acontece muitas vezes com as unhas dos pés que não são feitas com a mesma frequência que as das mãos.

Carregar Mais Artigos Relacionados
  • Os amigos da sua cabeleira

    Você realmente sabe qual é a diferença entre os produtos comercializados como finalizadore…
  • O chocolate não é um vilão!

    De acordo com os médicos, o cacau em si é um alimento extremamente benéfico e a sua concen…
  • Mãos livres de manchas e rugas

    As mãos merecem a mesma atenção que o rosto e o pescoço. Pena que a maioria das mulheres s…
Carregaer Mais em Beleza & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *