Prefeitura tem programa para com bater a obesidade

O Hospital Municipal “Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho”, no  bairro Vila Santa Catarina passou a integrar o Programa de Combate à Obesidade, que disponibiliza à população cirurgias bariátricas desde a segunda quinzena de  outubro junto com o Hospital Vereador José Storopolli (Vila Maria, Zona Norte).

A iniciativa faz parte do Programa de Combate à Obesidade. Quem participar do programa poderá se candidatar a realização de cirurgias bariátricas nos hospitais municipais. O programa prevê 60 atendimentos mensais, sendo 30 em cada hospital. A iniciativa inclui avaliação pré-operatória, cirurgia e acompanhamento pós-operatório. O programa contou com investimento de R$ 1,2 milhão para  adaptar os quartos. E a expectativa de custeio mensal de R$ 1 milhão neste programa.

A obesidade mórbida teve um aumento importante de sua prevalência ao longo dos últimos anos, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo. Ela também é um dos fatores de risco da covid-19.

Para o combate à obesidade, a Área Técnica de Saúde Nutricional da rede municipal de Saúde trabalha em programas e ações para promover a melhoria das condições nutricionais da população, com o objetivo de reduzir os impactos da má nutrição na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

Entre esses programas desenvolvidos na rede pública municipal destaca-se a Educação Alimentar Nutricional para Promoção à Saúde, referenciada pela Organização Municipal da Saúde. Trata-se de uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação, com o objetivo geral de “promover educação alimentar e nutricional de escolares da Rede Pública Municipal de Educação de São Paulo”. As ações começam pelo desenvolvimento de uma abordagem integral, capaz de prevenir e tratar agravos nutricionais como: subnutrição, obesidade, doenças crônicas não transmissíveis, entre outras, além da avaliação e monitoramento da condição nutricional dos alunos e estímulo à prática de atividade física.

Na primeira fase do programa, realizada na região Leste de São Paulo, foram avaliados 2.214 indivíduos, dos quais 35% das meninas e 30% dos meninos apresentaram excesso de peso. Foram desenvolvidas ações de educação nutricional e promoção de hábitos alimentares saudáveis com o público avaliado, atualmente em curso. O projeto está em processo de expansão para outras regiões do município.

Check Also

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

Passeio ciclístico, caminhada, cãominhada, apresentação musical do Coral do Instituto Baccarelli, bandas, apresentação de cosplayers …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *