Praça na Vila Mariana incentiva a leitura e ensina sobre árvores

A praça Monteiro dos Santos, localizada na Vila Mariana, possui variadas espécies de árvores, as quais estão emplacadas para que todos os que passam por ali saibam seu nome comum e científico. O local tem ainda diversas casinhas para passarinhos, que foram feitas e doadas pelo projeto “Ninho de Pássaros”. Cada uma delas carrega o nome de seus escultores.
Para incentivar a leitura, a praça conta também com uma casinha de livros, com exemplares que passaram pela curadoria de pessoas que querem compartilhar histórias com os outros e, por isso, optam por deixar os que já foram lidos ali. Os livros podem ser devolvidos assim que lidos ou então deixados em algum outro lugar, no intuito de que outras pessoas também possam lê-lo.
A praça faz parte do projeto de educação ambiental para a comunidade do “Lendo na Praça”, que busca levar conhecimento e falar sobre o meio ambiente. Todo o lugar foi revitalizado pelo projeto em conjunto com a Subprefeitura da Vila Mariana.

Praça na Vila Mariana incentiva a leitura e ensina sobre árvores
Casinha de livros foi instalada pela Suely Carvalho, idealizadora do projeto, junto com suas afilhadas, Fernanda Gonçalves e Beatriz Costa e uma amiga
“Essa praça é a praça que eu passei a vida toda, porque sempre morei na Vila Mariana. Depois, quando eu me casei, mudei para uma travessa próxima. Então, vinha com as crianças e o local vira e mexe estava bem largado. Por isso, pensei em colocar uma casinha de livros”, contou Suely Carvalho, idealizadora do projeto junto com suas afilhadas Fernanda Gonçalves e Beatriz Costa, além de sua parceira da Unatransforma Carolina Hanashiro.
Ainda de acordo com ela, a ideia da casinha de livros foi apresentada na Subprefeitura em fevereiro de 2020. “Quando eu vim aqui na praça com o pessoal da Subprefeitura, pensei em várias coisas e fiz um projeto. Essa praça não é adotada por nós. Ela está supervisionada e cuidada pela Subprefeitura, mas junto com a gente e com a comunidade, porque cuidar da praça é uma obrigação também do cidadão”, afirmou a idealizadora.
Suely explica que sua proposta foi pensando em estimular a leitura, marcar encontros para ter contação de histórias e outras atividades, o que tem acontecido no lugar. Através desta ideia, as árvores do espaço foram identificadas e várias propostas já foram trabalhadas com as crianças relacionadas à educação ambiental, como oficina de pássaros.
Já são dois anos desde que o projeto começou a ser atuante no local e foi algo transformador para Suely. “É bem legal como “a cara” da praça mudou, como as coisas estão mais bem cuidadas. O pessoal usa o espaço muito mais do que usava antes”, conclui Suely, que ainda idealiza outras ações para o lugar, como um caminho sensorial.
Mais sobre o “Lendo na Praça”
O “Lendo na Praça” é um projeto social, sem fins lucrativos, e que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e informação, incentivar os cuidados ambientais, sociabilização e a ocupação pública.
São disponibilizados no Instagram do projeto (@lendonapraca) conteúdos sobre o universo literário, dicas culturais e coberturas de suas ações nas praças.
Quem quiser contribuir, pode doar livros infantis e infantojuvenis, ajudar a preservar o espaço e os livros em bom estado, divulgar o projeto e até mesmo se tornar um voluntário. Até hoje, mais de 1.340 livros infanto-juvenis já foram catalogados no projeto.

Check Also

Zoológico de SP e Patati Patatá promovem diversão em dose dupla

Zoológico de SP e Patati Patatá promovem diversão em dose dupla

No domingo (28), um dia repleto de festa e curtição na Praça Flávio Xavier de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *