Terminal Jabaquara conscientiza os passageiros contra o tabagismo

Na quinta-feira (28), a EMTU/SP, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), promoveu uma campanha antitabagismo no Terminal Metropolitano Jabaquara para conscientizar os usuários sobre os malefícios do hábito de fumar.
A ação incluiu a aplicação pelos agentes de saúde do teste Fagerström, que consiste em seis perguntas específicas para classificar a dependência da nicotina em cinco níveis, de muito baixa a muito elevada. Por meio do aparelho monoxímetro, conhecido como o bafômetro do cigarro, era possível identificar os níveis de monóxido de carbono no pulmão do fumante que podem ser classificados como normal, leve, moderado e forte.
A pessoa que apresentava nível acima do recomendado foi orientada pelos agentes a procurar a unidade de saúde pública indicada para tratamento adequado. O público contou ainda com a distribuição de material informativo sobre os danos que o tabagismo pode causar à saúde e dicas de como largar o cigarro.
Mariana Duprat foi orientada a procurar um médico. A dona de casa fuma cerca de dois maços de cigarro por dia. No teste o bafômetro do cigarro identificou como forte a presença de monóxido de carbono em seu pulmão. “Fiquei muito preocupada e nunca tinha sido alertada deste jeito. Parece um choque de realidade”, afirmou Mariana.

Check Also

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Com celebração realizada na manhã deste Dia das Mães, a Vila Reencontro, nominada “Jabaquara I”, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *