Nem a Lava Jato intimida os ladrões

A situação do Rio de Janeiro serve de alerta para os demais Estados do País. Todos os principais governantes do Estado nos últimos anos estão atrás das grades. Depois do ex-governador Sérgio Cabral ser detido, na quinta-feira (16) o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, o deputado Jorge Picciani, e o deputado Paulo Melo se entregaram na sede da Polícia Federal.
Eles foram alvos da Operação Cadeia Velha. O Ministério Público Federal acusa Piciani de ter construído um império na pecuária às custas de dinheiro público. Ele e seus filhos, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e do deputado estadual Rafael Picciani.
A família possui fazendas e a suspeita é que as empresas da família são usadas para lavar dinheiro de propina. O esquema é tão amplo que o MPF chamou de “organização criminosa” na qual fez parte o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Até mesmo conselheiros do Tribunal de Contas estão sendo investigados no Superior Tribunal de Justiça. Além de fazendas, empresas de Ônibus do Rio fariam parte do esquema. Somente nos últimos sete anos o presidente da Assembleia do Rio teria recebido R$ 76 milhões.
A revelação desse tipo de notícia ajuda a compreender a atuação situação do Rio, com a violência tomando conta das ruas, a saúde em frangalhos e o sistema de ensino público deficiente. As instituições foram tomadas pela corrupção. Não à toa, o superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro, Jairo Souza da Silva, afirmou que há um comando horizontal de uma grande confraria do crime organizado no estado do Rio de Janeiro mantida por agentes públicos do Executivo, Legislativo e grandes empresários.
A Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, é o símbolo da corrupção do Rio. Lá estão, além dos deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, está o ex-governador Sérgio Cabral, todos do PMDB. O local abriga os presos relaciondos às investigação da Lava-Jato no Rio.
Outros Estados do País estão em situação delicada também por causa da corrupção. Esse é um mal que, infelizmente, toma conta do nosso País.
O pior é que nem mesmo a prisão de vários empresários e governantes parece intimidar os corruptos que agem como se não houvesse amanhã. Com se a Polícia Federal não estivesse no encalço daqueles que desviam para os seus bolsos dinheiro que deveria ser investido em saúde e educação, por exemplo. O que faz com que esses corruptos continuem atuando é a sensação de impunidade que toma conta do País. O triste é que nem mesmo a Lava Jato intimidou os ladrões.

Check Also

Pandemia não está no ‘finalzinho’

Por mais que o presidente Jair Bolsonaro tenha afirmado, ainda em dezembro, que o Brasil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *