Fogão a lenha sem fumaça e ecológico

 

 

Quem experimentou, sabe: comida preparada na lenha é muito mais saborosa. O que muita gente nem desconfia é que já é possível trazer esse gostinho do interior para a cidade grande, com modelos de fogões e fornos a lenha que podem ser instalados até dentro de casa. Basta escolher um ambiente arejado, com espaço para a colocação de uma chaminé, e pronto: sua cozinha vai ganhar ares de fazenda.
Os fogões com tecnologia moderna consomem menos lenha do que os convencionais e liberam uma quantidade muito menor de fumaça. Diferentemente do modelo dos tempos das avós e bisavós, o fogão a lenha de hoje é hermeticamente fechado, impedindo que a fuligem escape, e conta com uma câmara de combustão que resulta em maior eficiência térmica.
A manutenção do aparelho é relativamente simples. É preciso garantir um bom dimensionamento da chaminé, que precisa ter, no mínimo, três metros de altura, e do queimador: o caminho da fumaça deve estar sempre desobstruído. Já a limpeza da chapa de ferro fundido só pode ser feita com o metal frio. Vale usar qualquer produto de limpeza. Não faz diferença se a chapa é inteira ou tem bocas. Com relação à lenha, o ideal é usar um tipo de madeira que tenha menos resina, como o eucalipto.

Check Also

Viver em lar alugado não é desculpa

Quem disse que é preciso ter casa própria para investir em uma decoração que mostre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *