Fibras naturais na decoração

O segmento da decoração dedicado à confecção de móveis tem valorizado a utilização de fibras naturais como matéria-prima. As fibras extraídas de vegetais são repostas no meio ambiente em um curto prazo após a extração – de quatro a seis anos -, o que faz esse material ser passível de exploração sustentável. Logo, a exploração correta desses materiais não acarreta a degradação ambiental nem traz prejuízos à fauna. O crescimento das plantas que dão origem às fibras é rápido e os produtores são orientados a trabalhar com práticas ecologicamente corretas, como o reflorestamento. Com esses procedimentos e características, a produção das fibras naturais está inserida no conceito de sustentabilidade.
Móveis de fibras são muito usados na decoração das casas e apartamentos de praia, em áreas externas e internas. Há diferentes opções de tonalidades, dentre tons naturais, bege mais escuro ao marrom, e o preto, que é a tendência atual. Incrementado com objetos brancos, de madeira, ferro ou alumínio, o ambiente ganha sofisticação. Para valorizar a decoração com móveis e peças feitos de fibras naturais, é recomendado observar a variedade de opções de acabamentos que as fibras oferecem para que sejam combinadas às cores da parede, tapetes e outros detalhes da decoração do ambiente.
O processo de extração e produção reflete na qualidade e durabilidade dos móveis feitos com fibras naturais. Então, antes de comprar, procure saber o método de preparação das fibras e o material usado no acabamento. A produção atual da fibra sintética também tem empregado métodos modernos que incluem o uso de material reciclado, processos com alta eficiência e baixo consumo de energia e com resultado estético igual ao das fibras naturais. O mercado está mais seletivo quanto ao respeito ao meio ambiente, o que é positivo, pois leva ao desenvolvimento de métodos de extração das fibras naturais e de produção das fibras sintéticas que visam à sustentabilidade.
Retire o pó com flanela macia, panos de camurça ou escova macia. O aspirador pode ser usado, desde que se tomem os devidos cuidados para não arranhar a superfície dos móveis. As fibras aceitam cera e lustra-móveis. Pelo menos uma vez ao ano, devem ser aplicados produtos preventivos contra insetos (principalmente brocas e cupins), cuja química não degrada as peças. Com cuidados associados à aplicação dos produtos preventivos, as peças serão conservadas bonitas por mais tempo. Entretanto, depois de muitos anos de uso, uma restauração pode ser necessária.

Check Also

Viver em lar alugado não é desculpa

Quem disse que é preciso ter casa própria para investir em uma decoração que mostre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *