Escuridão total no quarto

Na hora de dormir, muita gente se incomoda com a claridade no quarto, mesmo que pequena. Por isso é importante atentar-se a algumas dicas para evitar que os raios de sol atrapalhem o descanso. A escolha da janela é o primeiro passo para atingir a escuridão total. Além dos perfis, que podem ser de alumínio, PVC, ferro ou madeira e os tipos de abertura (girar, correr), é importante ver bem a vedação da luz no caso dos dormitórios.
Deixando de fora aquelas antigas, janelas usadas em áreas rurais, que eram feitas com algumas pranchas de madeira unidas entre si, e guardadas as devidas variações do tipo de palheta, as opções para garantir que a luz não “vaze”, quando a janela estiver fechada são apenas duas, a veneziana e a persiana de enrolar.
A veneziana fixa, que é bastante comum, escurece parcialmente e permite a entrada de ar e insetos. Quando não tiver jeito, e esta for a única opção, aconselha-se complementar com o uso de tela mosqueteiro e cortinas, para melhorar o escurecimento. Já a veneziana móvel, apesar de ser mais sofisticada, por oferecer palhetas para regulagem de abertura, ainda permite um pouco a entrada de luz e ar.
Por sua vez, as persianas de enrolar confeccionadas em alumínio ou PVC conseguem o tão almejado escuro absoluto, devido ao tipo de encaixe das palhetas, praticamente perfeitos. Podem ser projetadas para fora, protegendo contra a chuva, e oferecem privacidade contra a entrada de luz. Só é preciso contabilizar que esse modelo de janela necessita de um espaço superior para que a caixa que guarda a persiana enrolada seja embutida. Por isso, é necessário que essa opção esteja contemplada desde a fase de projeto, para não diminuir a área da janela e nem comprometer a passagem no caso de uma porta-balcão.

Check Also

Viver em lar alugado não é desculpa

Quem disse que é preciso ter casa própria para investir em uma decoração que mostre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *