A força do voluntariado move o Instituto Gabi

Dia 28 de agosto é comemorado ó Dia mndo Voluntariado. Pensar em voluntário é lembrar do Instituto Gabi. Fundado em 2001 para cuidar de pessoas com deficiência, a instituição nasceu após uma perda irreparável, da filha do casal fundador do espaço, Iracema e Francisco Sogari. “Minha filha, Gabrielle, então com seis anos de idade, foi arrancada do convívio da família por um motorista irresponsável. Não tínhamos mais o que fazer por ela, mas pelos outros sim”, afirma Sogari. Ao longo de quase duas décadas, o Instituto vem ajudando centenas de famílias. Co isso, ficou reconhecido pelo trabalho de inclusão de pessoas com deficiência.
A trajetória foi marcada por muito trabalho e doação, mas sempre contando com o apoio de voluntários. “O que nos orgulha é saber que chegamos à maioridade com um projeto sólido e de qualidade, reconhecido por mais de 1300 famílias que passaram pelo Gabi”, diz Francisco Sogari.
O Instituto Gabi vem ganhando, cada vez mais, o reconhecimento da sociedade. Ganhou o Prêmio Relevância Social da Câmara dos Deputados e o Prêmio Melhores ONGs do Brasil 2019. Também em 2019, seu fundador, Francisco Sogari, recebeu o título ‘Cidadão Paulistano’, conferido pela Câmara Municipal de São Paulo. A fundadora Iracema Barreto Sogari foi indicada para receber Título de Mulher Destaque, na Câmara Municipal, em 2020.
O projeto social se consolidou com a solidariedade de pessoas de boa vontade. Sempre acreditou que a prática da caridade tem uma dimensão social e política, ou seja, é preciso eliminar as raízes causadoras das injustiças.
A cultura do voluntariado vem crescendo no âmbito corporativo, seja em ações individuais ou coletivas. Cada vez mais, o engajamento em projetos sociais é um diferencial nos portfólios e nos currículos físicos ou jurídicos. Os headhunters (caçadores de talentos) avaliam este engajamento dos candidatos a emprego e os consumidores seguem e consomem as marcas que promovem esta prática.
As ações voluntárias mediadas pela tecnologia crescem nos últimos anos e, com a pandemia da Covid 19, avançam na mesma velocidade dos outros segmentos – como o home office ou o uso de aplicativos. Inúmeros coletivos mobilizaram amigos, vizinhos, colegas de trabalho, da igreja e desenvolveram campanhas.
Mais uma vez, nos últimos meses, a solidariedade fez a diferença. “Pessoas e empresas de boa vontade nos ajudaram a nos manter ativos e com possibilidades de planejar o futuro que parecia tão nebuloso quando, em março, em plena pandemia, fomos obrigados a fechar nosso Núcleo de Atendimento”, agradece o fundador. “Neste Dia Nacional do Voluntário, expresso a minha gratidão, e a do Instituto Gabi, a todos os nossos apoiadores. Pedimos a Deus que nos proteja e nos dê perseverança na prática do bem”, finaliza
Interessados em conhecer e acompanhar o trabalho do Instituto Gabi podem fazê-lo pelos seguintes canais de comunicação: www.institutogabi.org.br, @institutogabi (Facebook) ou @institutogabioficial (Instagram).

Check Also

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Com celebração realizada na manhã deste Dia das Mães, a Vila Reencontro, nominada “Jabaquara I”, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *