São Paulo, parabéns pelos seus 464 anos

No dia 25 de janeiro é o aniversário de São Paulo. Já se passaram 464 anos da fundação desta verdadeira megalópole. É a maior cidade do Brasil, do continente americano e uma das mais populosas do mundo, ocupando neste quesito lugar entre as 10 maiores. A exemplo de alguns países há no Brasil duas capitais que levam o nome de seu Estado. É o caso do Estado de São Paulo que tem como capital São Paulo; Rio de Janeiro, capital Rio de Janeiro. O nome São Paulo, foi dado em homenagem ao Apóstolo Paulo, que de acordo com a tradição católica, teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro.
São Paulo nasceu com a chegada de uma missão de Jesuítas da Companhia de Jesus. Sua fundação ocorreu em 25 de Janeiro de 1554 e é atribuída ao padre José de Anchieta. Com o passar do tempo, o pequeno povoado passou a viver como entreposto comercial e atividades afins com destaque para exploração da agricultura. Assim permaneceu até atingir um crescimento demográfico e econômico vindo especialmente do ciclo do café e da industrialização por volta da metade do século XIX, e continuou com o advento de indústrias de todos os segmentos de mercado notadamente as usinas de aço, metalurgia, têxteis, Olarias, veículos automotores etc., o que elevou São Paulo, já à época, ao posto de maior cidade do Brasil. Hoje, chamada de Locomotiva do Brasil, seu brasão traz a frase que representa bem que cidade é São Paulo: “Non ducor, duco” Não sou conduzido, conduzo.
Hoje, São Paulo é o maior centro de negócios do Brasil por onde passam anualmente centenas de milhares de executivos de todo mundo que vêm em busca de oportunidades comerciais, trazendo investimento nas mais diversas áreas de tecnologia. Para complementar, é a única cidade que tem um bairro, o Ipiranga, que é citado no Hino Nacional Brasileiro.
O visitante pode ver e sentir a pujança da cidade que foi chamada outrora de “Terra da Garoa”. Boa Viagem.
João Aparecido da Luz
Advogado, escritor, cronista de viagens. Membro da UBE União Brasileira de Escritores – Morador mais viajado do Ipiranga.

Check Also

Em 90 dias Museu do Ipiranga Vai ganhar uma cafeteria

Em 90 dias Museu do Ipiranga Vai ganhar uma cafeteria

A instalação de uma cafeteria, antiga reivindicação dos usuários do Museu do Ipiranga, tudo indica, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *