Para quê serve o rodapé?

O rodapé tem a principal função de proteger a base da parede de desgastes com produtos e utensílios de limpeza (água, sabão, rodo, vassoura, etc). E para cumprir essa função qualquer tipo funciona, e em locais que já tem a parede revestida de algum material cerâmico ele não é necessário a menos que esteja dentro de uma composição estética. Apesar de qualquer tipo funcionar para proteger as paredes, é necessário observar alguns fatores relacionados ao ambiente a ser inserido, pois além de sua função utilitária ele também abriga um detalhe que complementa, ou pode até ser o detalhe que realça a decoração de um espaço.
Até pouco tempo os rodapés eram sempre feitos no mesmo material que o piso, e tinham de cerca de 7 cm de altura. Esse recurso ainda é utilizado. Mas atualmente, com todas as novidades e tecnologias inseridas a esse setor surgiu uma ampla variedade quanto a materiais, cores, texturas, alturas e formatos que podem ser utilizados para a composição.
Existem quatro diferentes situações quanto à utilização do rodapé. O convencional, onde ele é colocado junto à parede deixando sua espessura sobressalente. O embutido, onde o rodapé segue o mesmo alinhamento da parede tornando-se um único elemento. Sem rodapé, onde não existe a colocação ficando somente o piso e a parede. E o rodapé invertido que seria inserido à uma cava feita na base da parede.
Atualmente não tem se limitado a regra aplicada há tempos atrás de que o rodapé deve ter mesmo material do piso. A criatividade e o bom senso, agora, são os limites. Se a intenção for destacar e oferecer mais sofisticação ao ambiente uma boa opção é utilizar um material diferente do piso, mas analisando fatores além de estéticos, como a sua durabilidade, resistência a choques, e a umidade de cada material, além do tipo de acabamento que ele possui.Quando se utiliza no piso materiais frios como cerâmicas e porcelanatos é mais provável que sua limpeza seja feita com mais excesso de água nesse caso é prudente preferir os rodapés cerâmicos, em porcelanato, ou pedra.

Check Also

Viver em lar alugado não é desculpa

Quem disse que é preciso ter casa própria para investir em uma decoração que mostre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *