Os olhos exigem cuidados no inverno

Com a chegada dos dias mais frios, não são apenas as doenças respiratórias que atacam com mais frequência. O tempo seco e o aumento do contato com ácaros encontrados nas roupas de frio, que ficam muito tempo guardadas, favorecem o aparecimento da conjuntivite, que também pode ser causada pela poluição. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto os principais sintomas da doença são olhos lacrimejantes, pálpebras inchadas, ardência e aversão à luz.
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (camada mais exterior do olho) e se divide em três tipos: alérgica, viral e bacteriana. “O sinal de conjuntivite viral é uma secreção transparente. Já a bacteriana, mais comum no verão, provoca uma secreção amarelada”, explica Leôncio. O tempo de tratamento também varia. “Enquanto a bacteriana leva, no máximo, uma semana para ser curada, a viral pode demorar até 20 dias”, conta o profissional.
Como os sintomas são praticamente os mesmos, mas o tratamento varia de acordo com o tipo de conjuntivite, é preciso procurar um médico antes de passar na farmácia. “Um erro comum entre as pessoas que insistem na automedicação é usar colírio antibiótico para tratar de conjuntivite viral”, diz Leôncio. “Além de não fazer efeito, torna o paciente resistente ao medicamento e pode causar ceratite tóxica (tipo de inflamação na córnea)“, afirma ele. Até as compressas são diferentes. “Para a viral, é recomendado usar gaze e água morna filtrada. No caso da bacteriana, o certo é usar água filtrada fria”, ensina o oftalmologista.
Manter os ambientes arejados e limpos, lavar as mãos antes de colocá-las em contato com os olhos, não compartilhar toalhas, lenços e maquiagem, trocar as fronhas dos travesseiros com frequência e aumentar o consumo de líquidos, a fim de manter o organismo hidratado, ajudam a evitar conjuntivite. “Quem usa lentes de contato deve ter cuidado redobrado. A redução do filme lacrimal deixa a pessoa mais vulnerável”, alerta Leônci.

Check Also

Chocolate: prazer e saúde na época da Páscoa e durante todo o ano

Chocolate: prazer e saúde na época da Páscoa e durante todo o ano

Tempo de Páscoa, tempo de muito chocolate! Mas saiba que, se consumido moderadamente, o chocolate …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *