Junção de diferentes áreas exige planejamento

Em geral, os novos empreendimentos estão com metragens cada vez mais enxutas ao mesmo tempo em que investem em generosas varandas gourmet. É neste cenário que surge a ideia, e alguns casos a necessidade, de se integrar os ambientes. Mas a solução requer planejamento. Normalmente exige uma obra, que pode esbarrar em legislações, regulamento interno do condomínio, e gera custos. Em alguns casos é possível ganhar mais espaço apenas com o uso de mobiliário e acessórios.
Derrubar as paredes garante amplitude visual e física dos espaços e costuma tornar o dia a dia mais prático, principalmente de pessoas que recebem visitas com frequência. No entanto, misturar os ambientes pode exigir uma mudança de comportamento dos moradores. Quando a cozinha passa a ser sala, ela precisa estar sempre organizada ter uma mobília de qualidade e eletrodomésticos bacanas. Se a cozinha tem uma atividade intensa e constante, com café, almoço e jantar, a reforma pode não ser uma boa escolha.
Integração pode ser uma boa saída para apartamentos pequenos.
A junção da sala com a varanda também exige atenção. Se a área externa for muito pequena, o ganho é pouco. Vira uma sala com um quadrado a mais. Uma alternativa nesses casos é usar vidro para integrar as áreas visualmente, mantendo a delimitação dos espaços.
Quando a cozinha passa a fazer parte da sala é preciso garantir a organização do espaço. Já as integrações de sala e quarto e sala e home office são apostas menos arriscadas. Esses projetos costumam ser mais fáceis de executar, tem custos menores e trazem ótimos resultados. Nos apartamentos mais novos geralmente é possível escolher a planta com uma sala estendida ou mais um quarto ou um home office e caso a necessidade surja depois é uma adaptação simples, já que estava pré-programada.

Check Also

Viver em lar alugado não é desculpa

Quem disse que é preciso ter casa própria para investir em uma decoração que mostre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *