Instituto Biológico completa 90 anos

O Instituto Biológico (IB) completou 90 anos na segunda-feira (6). Mostrando versatilidade em seus serviços de sanidade animal e vegetal ao atender todos os tipos de produtores e conexão com as demandas atuais da agropecuária, o Instituto é referência mundial. Durante a comemoração do aniversário foi lançado o livro “Instituto Biológico – 90 anos inovando o presente”.
A data foi marcada pela 30ª edição da Reunião Anual do Instituto Biológico (Raib), que discutiu os desafios do agronegócio. Entre os temas debatidos estavam: “Saudabilidade dos Alimentos”, “Como ser ativo em uma economia competitiva e inovadora estando em uma instituição pública de pesquisa?”, “Sustentabilidade no Agronegócio” e “Programas de Certificações”.
“O IB já sabe como ser ativo em uma economia competitiva e inovadora estando em uma instituição pública de pesquisa, sendo referência nacional em diversos pontos. Oferece mais de 350 tipos de exames, realizando, em média, 540 diagnósticos por dia, nas áreas de sanidade animal, sanidade vegetal e monitoramento ambiental. Um dos maiores entraves para importação e exportação de produtos pelos países é a sanidade. O Instituto Biológico tem papel fundamental na realização de diagnósticos que mostram que os produtos paulistas e brasileiros estão livres de contaminação e podem ser exportados”, afirma Antonio Batista Filho, pesquisador e diretor-geral do IB.
O IB é uma das poucas instituições brasileiras credenciadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com acreditação junto ao Inmetro na ISO 17025 para detecção de pragas quarentenárias. É certificado pela NBR/ISO 9001 para seis escopos. É a única instituição do Estado de São Paulo com 22 ensaios no escopo acreditados pelo Inmetro e credenciados pelo Mapa, referentes a 17 doenças diferentes. É o único em São Paulo credenciado pelo Ministério da Agricultura para o sorodiagnóstico de febre aftosa. Além de ser referência nacional para diagnóstico da ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar, Puccinia kuehnii.
Possui um dos dois únicos laboratórios brasileiros que produzem imunobiológicos que são utilizados para o diagnóstico da brucelose e tuberculose animal. Esses produtos são distribuídos para vários Estados brasileiros e também exportados.
Atende a 90% das Centrais de Inseminação Artificial do Brasil, quanto aos exames referentes às doenças da reprodução animal. Possui a única Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas no Brasil. É cadastrado junto ao Ministério do Meio Ambiente como fiel depositário de sete coleções biológicas.
É depositário da maior e mais importante coleção de micro-organismos entomopatogênicos do Estado de São Paulo. É um dos poucos institutos no País que realiza diagnóstico molecular para detecção de viroides.
“A celebração dos 90 anos do IB é motivo de orgulho não apenas para os setores e profissionais envolvidos na agropecuária, mas para todos os cidadãos, que reconhecem nesta instituição um dos pilares da pesquisa científica e sua aplicação ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária paulista e brasileira”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *