Unifesp assume CAISM e amplia atendimento médico

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em conjunto com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), assumiu a gestão acadêmico-assistencial do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM). Fruto de um convênio entre as duas instituições com a Secretaria Estadual de Saúde – SES, o local abrigará as atividades relacionadas à saúde mental na Universidade, com atuação do seu quadro de pessoal, docentes, servidores e colaboradores.
O CAISM esteve sob administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo até 28 de fevereiro de 2018. O local passou por momentos delicados e por inúmeras vezes foi alvo de manifestações da população e pacientes que temiam o fim do atendimento no Centro.
Ao assumir a gestão das ações e serviços de natureza acadêmico assistencial no local, a Unifesp e a SPDM se comprometem com a assistência à saúde no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), zelando pela qualidade das ações e serviços oferecidos à população, tendo como desafio de longo prazo a constituição de um Centro de Excelência em Saúde Mental, com assistência de qualidade, integrada à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Ministério da Saúde, assim como o desenvolvimento de pesquisa a partir dos projetos convergentes da Universidade. Os usuários são encaminhados por meio de marcação prévia da consulta, utilizando-se a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (sistema CROSS).
O CAISM Unifesp está localizado na Vila Mariana, próximo ao Campus São Paulo da Unifesp e ao Metrô Vila Mariana. O local estará apto para atender casos de saúde mental em todos os níveis de complexidade, dentro de suas cinco disciplinas: psiquiatria clínica, psicoterapia e psicologia médica, psiquiatria infantil e desenvolvimento, álcool e drogas e políticas públicas e neurociências clínica. Após o período de transição da Santa Casa para a Unifesp, iniciado em março de 2018, o CAISM Unifesp passará a desenvolver um espaço integrado de ações junto aos outros departamentos e disciplinas da Escola Paulista de Medicina (EPM) e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), em articulação com os projetos e pesquisas dos Campi Unifesp que tenham interseção com a saúde mental.
O endereço do CAISM é Rua Major Maragliano, 241. Telefone: 3466-2170 (24h).

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *