UBS é fechada por risco de desabamento

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Parque Imperial, no Jabaquara (zona sul), foi fechada pela Defesa Civil municipal. A decisão foi tomada devido a um suposto risco de desabamento.
Os pacientes da unidade passaram a ser atendidos na UBS Milton Santos e no Ambulatório de Especialidades Dr. Alexandre Kalil Yazbek, ambos no Planalto Paulista, cerca de dois quilômetros da unidade interditada. Segundo dados da própria UBS Parque Imperial, 70 mil pessoas moram na sua região de atendimento.
A situação está sobrecarregando a UBS Milton Santos. As filas se tornaram comum na porta da unidade de saúde. A corretora de imóveis Elizabete Passos Brandão Dable, 36 anos, estava no local para fazer o acompanhamento de sua diabetes. “Fui à UBS fechada e me orientaram a vir para cá. Além dos problemas estruturais, ela diz que a UBS fechada tinha problemas com falta de remédios e artigos necessários ao atendimento.
O aviso afixado na porta da unidade interditada orienta os pacientes com consultas agendadas ou de controle de diabetes a esperar por um contato dos funcionários da UBS “para orientação”. A aposentada Ilda Beltrame Martins, foi buscar remédios na UBS interditada e também perdeu a viagem. Ela foi orientada a buscar a farmácia do ambulatório.
“Há anos a gente vem denunciando as más condições da UBS e a falta de acessibilidade do prédio, mas a solução foi fechar. Infelizmente”, lamenta um dos pacientes da UBS.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirma que “a interdição foi necessária por conta de rachaduras encontradas no prédio” e que a decisão foi tomada em “reunião com representantes da Prefeitura Regional da Vila Mariana, da Supervisão Técnica de Saúde Vila Mariana/Jabaquara, da Defesa Civil, e das secretarias municipais de Saúde e de Obras”.
Diz ainda que “a UBS está instalada em imóvel alugado, mas deve ser realocada em novo local ainda a ser definido”, mas não deu prazo para isso.
Segundo a nota, funcionários entrarão em contato “durante a semana” com os usuários para informar sobre “os novos agendamentos de consultas, programa de automonitoramento glicêmico e sobre a dispensação de fraldas.”

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *