Sítio da Ressaca guarda as histórias da vida dos escravos

Discreta, com pintura branca por dentro e por fora, janelas e portas de madeira escura, no estilo bandeirista, a Casa Sítio da Ressaca, parte integrante do Museu da Cidade, ainda passa despercebida por quem circula nos arredores da estação Jabaquara do Metrô. Com baixa divulgação, o espaço ainda segue desconhecido por moradores do bairro.
A construção de 1719, segundo inscrição na verga da porta principal, carrega uma história de luta e descobrimento que, ao longo de 300 anos, registra nas paredes e batentes a história do bairro e da cidade de São Paulo.
Mãe de quatro filhos, a vendedora Maria de Fátima, 55, não sabia que próximo à sua casa havia um museu. “O único museu que eu conheço é o do Ipiranga e raramente nós vamos porque não temos dinheiro para pagar condução. A gente não está nem sabendo desse museu [Casa Sítio da Ressaca], e tem muitas outras coisas que às vezes ficamos sabendo por um ou outro”, diz.
Com uma população de 224 mil pessoas, o distrito do Jabaquara, está entre as regiões com menor índice de museus da cidade, sendo a Casa Sítio da Ressaca o único em registro. Estudante do segundo ano do Ensino Médio, Edson Assunção, 16, estuda a poucos minutos da Casa Sítio da Ressaca. De ônibus, da Escola Estadual Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Júnior, no bairro de Conceição, até o museu são 11 minutos. Mas, nem mesmo a proximidade fez com que o garoto soubesse da existência do local. Um dos motivos: a falta de sinalização.
A Casa Sítio da Ressaca está localizada entre duas vias, a avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, ao lado do pátio de manobras do Metrô, e a rua Nadra Raffoul Mokodsi. A primeira tem maior movimentação devido à passagem de linhas de ônibus em direção ao metrô e a um hospital municipal. Porém, somente a Nadra Raffoul Mokodsi tem placa informativa sobre o museu.
A Casa do Sítio da Ressaca fica na rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 – Jabaquara. Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

Check Also

Museu do Ipiranga atinge 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração

Museu do Ipiranga atinge 1 milhão de visitantes desde sua reinauguração

Porta de entrada do bairro e um dos lugares preferidos dos moradores da região, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *