Prefeitura autoriza “morte” de 177 árvores

Enquanto alguns moradores brigam com a Prefeitura Regional da Vila Mariana há anos pela remoção de uma árvore já diagnosticada condenada, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente liberou a AES Eletropaulo a cortar de uma só vez mais 170 árvores na Vila Mariana.
O pedido de corte foi feito pela empresa de energia para instalação de cabos subterrâneos de alta tensão para a construção de uma subestação na região. Boa parte das espécies estavam na rua Engenheiro Armando de Virgillis e foram plantadas há 14 anos por moradores de um condomínio na via. “O espaço era ocioso, então decidimos melhorar a qualidade do ar e fazer esse espaço para a comunidade. O que estão fazendo com as árvores é uma crueldade. Não tem outra explicação”, definiu um dos moradores.
Entre as espécies removidas tinha pata de vaca, fícus e muitas frutíferas como goiabeira, mangueira e jabuticabeira. “Não é um ganho. Tudo bem que era preciso construir essa subestação, mas pela quantidade de árvores que fosse estudado um outro lugar. Isso é um desmatamento no bairro”, defendeu o morador Marcos Alencar.
Ao todo, 177 árvores foram cortadas, sendo 122 exóticas e 55 nativas. Dessas, 17 serão replantadas em outro lugar, inclusive uma pitangueira que devido a profundidade do corte, já estava bem seca. “Tudo estás endo mal feito. Temos que progredir, mas não agredir a natureza. Temos que ter limites e respeitar o espaço da natureza”, explicou Jair Barretos.
A AES Eletropaulo informou que “a subestação vai atender 1 milhão de pessoas e trazer um baita benefícios para a região. Ainda na nota a empresa afirma que não teve outra alternativa e garante que não havia ninhos nos galhos removidos. Completa dizendo que a AES Eletropaulo vai vai replantar e cuidar de mais de 200 árvores para garantir que sempre haja verde na região”.
Já a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente afirmou que “205 mudas de espécie nativa serão plantadas e acompanhadas por tutores”.

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *