Nova passarela de Congonhas deve ser entregue até o Natal

A Prefeitura de São Paulo iniciou na madrugada de domingo (19) uma nova etapa da reforma da passarela do aeroporto de Congonhas. Metade da estrutura metálica, com 75 metros de extensão total, foi içada e conectada à escada de concreto, que já estava pronta, no sentido bairro. O suporte para os dois elevadores, um em cada lateral, também foi instalado. Na madrugada de segunda-feira (20), está prevista a instalação da outra metade, no sentido centro.
A obra irá substituir a construção metálica provisória que funciona há dois anos. A passagem original teve que ser demolida após sofrer a quarta colisão, que comprometeu sua sustentação.
Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Penido, a reinauguração está prevista para dezembro. Em abril, em uma entrevista à imprensa, o prefeito João Doria (PSDB) prometeu a entrega da nova passarela até o Natal. “Estamos correndo para cumprir o prazo”, diz Penido.
A próxima etapa é finalizar a instalação elétrica e fazer o acabamento do piso. A construção segue projeto original elaborado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas em 1974. Seu neto, Marcos Artigas, participou da elaboração.
As obras estão sendo custeadas com doações de empresas privadas, a maioria ligada ao setor de turismo. Ao todo, segundo Penido, foram arrecadados R$ 6,7 milhões para a reforma da passarela e construção de uma praça no canteiro central da avenida onde antes funcionava um estacionamento clandestino.
Nos tapumes da obra, estão os logotipos das empresas doadoras com destaque para a “patrocinadora master”, que contribuiu com a maior quantia. As demais, classificadas como patrocínio ouro, prata e bronze, aparecem em tamanhos menores. Apesar de a reforma ter sido feita com verba privada, foi instalada uma placa no canteiro avisando que se trata de uma obra da Prefeitura de São Paulo. “Foi a prefeitura quem promoveu a obra e reuniu os colaboradores. Por isso, é sim uma ação nossa”, diz Penido.

Check Also

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

O rugby é o segundo esporte mais praticado no planeta, atrás apenas do futebol. Muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *