Grupo Tapa em cartaz na região

Carregada de humor ácido e com um conteúdo erótico que desafiava as convenções do século 19, quando foi lançada, “Anatol”, do austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931), é encenada pela primeira vez no Brasil, com montagem do Grupo Tapa. O comportamento masculino frente à libertação social e sexual das mulheres estreou na sexta-feira (3) e segue até o dia 26 de agosto no Teatro João Caetano, na Vila Mariana.
“A peça faz uma radiografia de um Dom Juan”, explica o diretor Eduardo Tolentino de Araujo. “É uma desmontagem da ideia do macho”, completa. Na trama, seis episódios curtos retratam os encontros e aventuras sexuais de Anatol. “O personagem vai passando de relação em relação, e a peça mostra o que sobra dele, um homem que vai dilacerando as mulheres e sendo dilacerado por elas”, define ele.
Também psicanalista, Schnitzler chegou a ser considerado por Sigmund Freud como o seu duplo na literatura. No espetáculo, metido a Don Juan, Anatol e seu cúmplice Max se relacionam com várias mulheres — de burguesas a prostitutas, das classes mais altas às mais baixas, e de todas as idades. O texto, dividido em seis curtos episódios, traz mulheres já influenciadas pela libertação feminina que se iniciava na época e dava mais elasticidade à moral sexual da sociedade.
A obra busca examinar a vulnerabilidade do homem moderno, colocando em xeque a crença de seu domínio e supremacia sobre as mulheres, ao acompanhar as aventuras de Anatol. A efervescência artística e intelectual que tomou conta da Europa na virada dos séculos 19 para 20 serve como pano de fundo para a trama.
Apesar de ainda ser pouco conhecido no Brasil, a obra de Arthur Schnitzler chamou a atenção em países de língua alemã. O dramaturgo caiu, inclusive, nas graças do psicanalista Sigmund Freud, pela semelhança entre suas ideias sobre o comportamento humano. Um dos trabalhos mais conhecidos de Schnitzler é o conto “Breve Romance de Sonho” (“Traumnovelle”), que inspirou o filme “De Olhos Bem Fechados” (1999), dirigido por Stanley Kubrick.
A montagem de Anatol pelo Tapa tem direção de Eduardo Tolentino de Araujo. No elenco estão Adriano Bedin, Antoniela Canto, Ariel Cannal, Athena Beal, Bruno Barchesi, Camila Czerkes, Cinthya Hussey, Isabella Lemos e Natalía Moço.
O Teatro João Caetano fica na rua Borges Lagoa, 650. Horário: sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Check Also

CEU Caminho do Mar tem aulas de Afromix

CEU Caminho do Mar tem aulas de Afromix

O Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar está oferecendo aulas de Afromix, dança que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *