É possível instalar ar-condicionado em carros antigos?

Ninguém merece ficar parado no trânsito sem ar-condicionado no verão. O calor parece que vem de todos os lados, do assoalho, do motor, do teto. Para quem quiser um pouco de conforto, é possível sim instalar o equipamento em carros antigos. Mas já avisamos, quando ele é um item “de fábrica”, o projeto do carro é diferente: radiador, molas da suspensão, instalação elétrica, tudo é dimensionado para os impactos de um ar-condicionado no funcionamento do veículo como um todo.
Portanto, a probabilidade de você ter dor de cabeça é muito menor quando ele vem de fábrica do que se você fizer a instalação posteriormente. Então, a melhor opção, se seu bolso permitir, é trocar de carro. A grana está curta? Então vamos ver quais os cuidados para fazer uma boa instalação.
– Não recomendamos a instalação de peças usadas. É o famoso “barato que sai caro”. Se você está pagando por peças novas, acompanhe a instalação e certifique-se de que elas são realmente novas. Existem oficinas que usam compressor e evaporador usados. Estes são os componentes mais caros da instalação e terão durabilidade reduzida no caso de peças usadas.
– Toda a conexão deve ser muito bem feita. Basicamente, o sistema é composto por um gás (134 A), que fica circulando por vários componentes com momentos de alta e baixa pressão.Lembre-se que o carro vibra, cai em buracos, faz curvas, e não pode haver qualquer vazamento, mesmo que seja do tamanho de um fio de cabelo.
– Quando o vazamento é muito pequeno, o ar-condicionado pode até funcionar por cerca de um mês, e depois para. É o tempo necessário para o gás escapar. E tem gente que, nestes casos, pede apenas para recolocar o gás. Não poderia estar mais errado! Primeiro, é preciso identificar o vazamento, depois recolocar o gás. Já falei sobre isso em uma coluna anterior.
– Cobre do instalador a atenção necessária aos fios, fusíveis e relês. Outro ponto frágil de algumas instalações é a parte elétrica. Alguns carros já possuem de fábrica o chicote elétrico apropriado, mas outros não. Quando mal dimensionados, eles podem derreter devido a sobrecarga. Inclusive a bateria original deve ser substituída por outra de amperagem maior.- Ar-condicionado pesa e consome parte da potência do motor. Se o carro é 1.0, prepare-se para desligar o acessório em subidas e serras. Você passará algum desconforto em relação ao desempenho do motor, e provavelmente verá aumento do consumo de combustível.
– Não espere por valorização do carro na hora da revenda. Financeiramente vale a pena? Você deve focar em benefícios que o ar-condicionado pode oferecer, como conforto e segurança. Até porque ar-condicionado colocado fora da fábrica não é bem visto pelo mercado, por causa da quantidade de problemas que costumam aparecer quando a instalação é malfeita.
– Veículo com ar é mais fácil de vender? Sim, os dois acessórios mais importantes dos carros atualmente são direção hidráulica (ou elétrica) e ar-condicionado. Mas consulte os sites de reclamações antes de decidir onde fazer a instalação. É melhor perder alguns dias pesquisando do que passar aborrecimento com uma instalação ruim.

Check Also

Exploradora virá ao Brasil na busca de recorde mundial com carro elétrico

Exploradora virá ao Brasil na busca de recorde mundial com carro elétrico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *