Dormir bem produz beleza

Desfrutar de um bom período de sono é um luxo cada vez mais raro. Todos têm sempre muito a fazer e não se lembram de que dormir faz um bem enorme à cútis. Estudos já comprovaram que pessoas mais descansadas têm aparência mais atraente, o que significa que o tal “sono de beleza” funciona mesmo.
As noites mal dormidas podem trazer consequências prejudiciais à saúde como cansaço durante o dia, sonolência e até a redução da memória. Quem dorme menos que o necessário, geralmente, é também mais agitado e pode apresentar sintomas de depressão. Na falta de repouso adequado, o corpo produz hormônios associados ao estresse. Isso altera funções e provoca vasoconstrição, ou seja, palidez e cansaço.
Segundo especialistas neste assunto, o principal responsável por isto é a redução da liberação do Hormônio do Crescimento (GH) que ocorre principalmente nas fases mais profundas do sono. Nos adultos, ele é fundamental para a troca e regeneração celulares. O sono reequilibra o organismo produzindo, além do Hormônio do Crescimento, a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer, além de impedir a acumulação de cortizol, que melhora o humor e a boa disposição.
Efeitos de um sono de má qualidade na aparência: o hormônio do crescimento, que é liberado principalmente durante o sono, evita flacidez e promove a renovação dos músculos; a privação do sono engorda, pois deixa o metabolismo lento e promove menor gasto de energia, que resulta na formação de gorduras localizadas; redução de energia deixa o cabelo fraco e sem nutrientes; rosto inchado faz com que os vasos sanguíneos se congestionem e dificultem a oxigenação, causando as olheiras; olhos secos e irritados provocam ardência e vermelhidão.
Para que sua aparência e saúde não sejam afetadas, faça o possível para ter uma noite de sono de, pelo menos, 7 a 8 horas. Medidas simples, como atenção ao uso do travesseiro e postura podem auxiliar para uma boa saúde do sono, assim como um ambiente fresco e travesseiros bem conservados, livres dos ácaros e bactérias.
Antes de se deitar, faça uma atividade relaxante que descanse o corpo e a mente.

Check Also

Estética masculina em ascensão: O caminho para o bem-estar e naturalidade

Estética masculina em ascensão: O caminho para o bem-estar e naturalidade

Sentir-se bem consigo mesmo transcende a vaidade; é um pilar fundamental para a felicidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *