Desfile do Bloco Zé Pereira é marcado pela criatividade

Um grupo de moradores do Jabaquara e de bairros vizinhos caiu no samba, no sábado (15), ao som do Bloco Zé Pereira. Foi a 14ª apresentação do cordão, que mais uma vez levou criatividade e entretenimento à população local. Os foliões esbaldaram-se com marchinhas de antigos carnavais, frevos e outros ritmos dançantes.
O Zé Pereira é um personagem burlesco, surgido em uma festa tradicional, em Portugal, no século 19, e deu origem ao Carnaval carioca. O bloco foi criado por colaboradores do CDC (Centro de Desenvolvimento Comunitário Leide das Neves, em 2006. A entidade é um dos 20 pontos de atendimento social que a ACM (Associação Cristã de Moços) disponibiliza para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade e risco social, aos quais o CDC proporciona crescimento por meio da educação e introdução às artes.
Como é de costume, as crianças exibiram fantasias de personagens de desenhos animados e dos contos de fada, enquanto adolescentes e adultos repetiram os trajes de heróis e vilões de séries de filmes de aventura, além de figuras históricas e máscaras de políticos. Confete, serpentina e lança spray deram um colorido especial ao cortejo. “Eu sou fã do Bloco Zé Pereira, que faz um Carnaval alegre e sem apelações”, comenta a operadora de caixa Margarida de Oliveira. “É uma festa familiar e podemos trazer tranquilamente filhos e sobrinhos”, ela acrescenta.
A concentração começou às 16h, em frente ao CDC Leides das Neves, no número 257 da rua Nelson Fernandes. Os foliões se aqueceram e, às 17h, foi dada a largada com a marcha “Viva o Zé Pereira”, composição de autoria desconhecida e oriunda da tradição portuguesa. Pelo menos 500 pessoas percorreram as ruas Anita Costa, Onze de Fevereiro, e dos Jornalistas. O cortejo fez um pit stop de cerca de 30 minutos na Plataforma A do Terminal Rodoviário Jabaquara, da EMTU (Empresa Municipal de Transportes urbanos), e em seguida retornou à Nelson Fernandes, onde foi servido aos participantes o caldo das Pereirinhas.

Check Also

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

Passeio ciclístico, caminhada, cãominhada, apresentação musical do Coral do Instituto Baccarelli, bandas, apresentação de cosplayers …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *