Home Beleza & Estética Corrigindo erros de postura

Corrigindo erros de postura

0
0

A prática ficou famosa por ser uma grande aliada da beleza; o método quando bem aplicado ajuda a melhorar a silhueta do corpo. Além de promover excelente melhora na saúde em geral e isto também conta pontos quando se fala em beleza, quando se fala em sentir bonita, ou bonito.
A má postura pode ser o resultado do peso excessivo de bolsas ou mochilas, atividades profissionais sedentárias, abusos na prática de esportes, e má postura adotada no dia a dia, os quais podem provocar sérios danos à coluna e dores no corpo. A reeducação postural global (RPG), método desenvolvido pelo físico e fisioterapeuta francês Philippe Souchard na década de 1980, vem apresentando resultados positivos para o tratamento de dores e deformidades ligadas a causas musculares e articulares. Os exercícios proporcionam o alongamento e fortalecimento dos músculos, livrando o corpo de dores e possibilitando uma correta posição da coluna, alongando a silhueta. O método parte do princípio de que o corpo funciona em cadeias musculares, que interferem umas nas outras.
Especialistas explicam que, quando existe dor ou tensão em alguma parte do corpo, todo o conjunto reage para compensar e a musculatura acaba se contraindo, curvando ou entortando. É aí que o método fisioterápico pode ajudar, pois a intenção é reeducar a postura e aliviar dores, que, assim como as deformações, são decorrentes de um encurtamento dos músculos, os quais estão todos interligados. Nas sessões, o tratamento é individualizado e tem como objetivo enrijecer e alongar a musculatura. As posturas nas sessões são feitas juntamente com exercícios respiratórios, sob a orientação do fisioterapeuta.
A técnica une três conceitos: individualidade (cada pessoa sente e reage de maneira diferente), causalidade (o fisioterapeuta não se limita a acabar com a dor, mas busca sua causa) e globalidade (trata a maior parte do corpo envolvida na doença). Na primeira consulta com um RPGista (como é chamado o fisioterapeuta especializado no método), o paciente tem as zonas de seu corpo – cervical, ombros, dorsal, lombar, bacias, joelhos e pés – observadas nos mínimos detalhes. A partir de então, o profissional planeja seu trabalho em cima de oito posturas que serão executadas pelo paciente.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Beleza & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *