Comunidade comemora 60 anos da Paróquia Santa Cristina

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Ipiranga, esteve presente na missa que comemorou os 60 anos de fundação da Paróquia de Santa Cristina do Parque Bristol.
A Santa Missa foi concelebrada pelo padre Rodrigo Felipe da Silva, Administrador Paroquial da igreja. “Nesta festa da paróquia, 60 anos de vida, 60 anos de Missão, certamente alguns de vocês e todos fazem parte desta história, desta paróquia, deste lugar, deste bairro, desta região, então celebrar a Eucaristia é acolher os frutos, também os desafios, as realizações de todos esses anos, 60 anos é uma geração que passa. Uma idade, de uma história, de um caminho, de fé, de esperança, de amor”, disse Dom Ângelo.
“A Paróquia Santa Cristina, sonho desta porção do povo de Deus, humilde, batalhadora e perseverante, chega nesta data celebrativa esperançosa e alegre, em um ano atípico em que a Fé, Amor a Cristo e Caridade foram provadas de forma intensa para atravessar a Pandemia do Covid-19, foi alcançado o marco de 60 anos, recordando a todos os que passaram e foram fiéis ao chamado missionário e ao carisma evangelizador neste território, agradecendo ao desprendimento, fidelidade e perseverança dos fiéis no tempo atual e esperançosos nas gerações vindouras para que possam continuar amando e encontrando-se com Deus nesta nossa amada casa”, disse o padre.
Em 1960, nascia a comunidade de base que é hoje a Paróquia Santa Cristina. Antes da Instituição da paróquia, que aconteceu no dia 30 de outubro de 1960, a comunidade se chamava Centro Comunitário São Raimundo Nonato. Em 1960 a nova paróquia foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora das Mercês.
O primeiro vigário de Santa Cristina foi o padre. Frei Teodoro Casaldero OM., e o primeiro pároco foi o padre Virgínio Demnodonne PIME. Os Mercedários contribuíram até 1968, para evangelização no Parque Bristol. Na época era muito forte e nada esclarecedora a igreja do “padre” Paulo, como era conhecida a Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB) do alto do morro, até então se conhecia como igreja paróquia do Parque Bristol.
Os desafios pastorais estão bastante presentes e acentuados, pelo fato de ser esta uma comunidade paroquial periférica que busca com dificuldade e carência sua identidade, como uma célula na Igreja particular, no Setor Imigrantes, na Região Ipiranga e na Arquidiocese de São Paulo.

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *