Após 20 anos, famílias desocuparão prédio abandonado na Independência

Cerca de 440 pessoas correm o risco de ficar sem teto neste fim de ano. Isso porque o Ministério Público protocolou o pedido de remoção das famílias que ocupam o edifício São Jorge, abandonado na rua da Independência, no número 382, no bairro do Cambuci, até o dia 21 de dezembro.
A ocupação não é coordenada por nenhum dos movimentos de sem-teto da cidade. O prédio pertencia a uma gráfica, está abandonado há mais de 20 anos e ocupado há mais de 15 anos. São 110 famílias, vivendo em quatro andares, em más condições de saúde e de higiene. Não há energia elétrica e água.
Os moradores receberam a visita do secretario municipal da habitação, Aloísio Barbosa Pinheiro. “A situação é crítica. São pessoas de bem, trabalhadores que estão morando em situação de vulnerabilidade. Merecem uma atenção especial. Todos os gestores tem que sair do gabinete e conhecer a realidade”, afirmou o secretario que informou que vai tentar adiar a reintegração até janeiro.
Em visita ao edifício, os moradores gostam de falar de tudo, mas, o medo e a tensão estão estampadas no rosto de cada um. No interior do prédio, os pequenos apartamentos feitos de concreto e os barracos de madeira foram demarcados pela Prefeitura de São Paulo, o que animou um pouco os ocupantes, mas não amenizou a preocupação de quem corre contra o tempo. “Sempre vieram aqui, mas nunca fizeram nada.
Algumas famílias já estão deixando o local. O destino é casa de um familiar ou até mesmo outra ocupação.Agora colocaram o adesivo da prefeitura, vamos ver o que vai dar”, disse uma moradora.
A região do Cambuci vem sofrendo uma série de investimentos imobiliários. Apenas no trecho da ocupação, nestes últimos anos, dois grandes empreendimentos estão sendo erguidos.
Ainda não se sabe ainda se houve alguma proposta para o número 382, onde está localizada a ocupação. A única informação é que a liminar da Justiça tem que ser cumprida e as famílias não têm para onde ir.

Check Also

Em 90 dias Museu do Ipiranga Vai ganhar uma cafeteria

Em 90 dias Museu do Ipiranga Vai ganhar uma cafeteria

A instalação de uma cafeteria, antiga reivindicação dos usuários do Museu do Ipiranga, tudo indica, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *