Com bateria Realce, bloco Filhos de Gil estreia lotado na V. Mariana

A ideia de três músicos de fazer um bloco para homenagear Gilberto Gil ganhou rapidamente a simpatia dos foliões e levou muita gente para as ruas da Vila Mariana, na segunda-feira (12) de Carnaval. O cordão que nasceu com ares de bloco de família, lotou mais que o esperado e chegou a interditar a Sena Madureira no sentido que não estava previsto.
“Tem mais gente do que nós esperávamos, mas está legal. Escolhi o bloco por causa da localização mas também pelo estilo de música”, afirmou Juliana Madela, de 38 anos, que estava com a filha de um ano e dez meses.
Inicialmente, o bloco parou muito, por falta de espaço. Depois que o sentido Vila Mariana da Sena Madureira foi interditado, os foliões se espalharam e o trio fluiu melhor. O designer Raoni azeredo, de 32 anos, veio do Butantã. “Queria fugir um pouco do ‘Que tiro foi esse’ [hit da Jojo Toddynho].”
E ele certamente fugiu. Além de músicas clássicas do Gil, teve muito Caetano Veloso, Dominguinhos e Luiz Gonzaga.
Entre as músicas do homenageado, as que mais empolgaram foram “Expresso 222”, “Palco”, “Menina baiana” e “Andar com fé”, todas tocadas por uma bateria batizada de Realce, referência à faixa-título de um disco lançado em 1979. Na esquina da rua dos Otonis com a Capitão Macedo, a rua virou um baile de forró ao som de Luiz Gonzaga.
A concentração começou às 14h na esquina da Rua Coronel Lisboa, com sucessos da música baiana e hits de carnaval. Por volta de 16h30, os percussionistas abriram o cortejo com Filhos de Gandhi, canção de Gil. Abrindo os trabalhos, o cantor Pedro Keiner deu o recado: “Gente, não é não. Respeita as mina”, reforçando o coro nas festas de rua contra o assédio sexual. Ele conta que o bloco foi formado em julho de 2017 a partir de uma banda de músicos profissionais da noite de São Paulo. A eles, se somaram os percussionistas da bateria, composta por uma maioria de mulheres. O bloco tem no total cerca de 40 integrantes.

Check Also

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

Passeio ciclístico, caminhada, cãominhada, apresentação musical do Coral do Instituto Baccarelli, bandas, apresentação de cosplayers …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *