Vila Mariana é campeã de partos cesáreos em São Paulo

A Vila Mariana é apontada como o bairro que mais nasce criança através de parto cesários. É na região que 71,9% dos partos são realizados por cesariana, um índice bem acima dos 15% recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e quase o dobro do registrado na Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital (38,95%). Os dados são Mapa da Desigualdade da Primeira Infância, da Rede Nossa São Paulo em parceria com a Fundação Bernard van Leer.
“Na primeira gestação, o parto foi um assunto no qual tinha medo. O médico com quem passava me explicou os procedimentos de ambos os métodos (cesariana ou normal), para que eu pudesse ter confiança e conhecimento. Eu podia fazer a escolha de como eu queria, e fomos mensalmente vendo as possibilidades”, afirma Suelen Cristina Ventura, 29, moradora da Saúde. A decisão da publicitária de formação foi pela cesariana. Dessa escolha nasceu Leonardo, no Hospital Sepaco, na Vila Mariana, atualmente com quase três anos de idade. Gustavo, o caçula de oito meses, também veio ao mundo por meio de uma cesariana. Suelen explica o motivo: o medo. “Parto cesáreo me passava mais confiança no sentido de ter medo. Essa era minha primeira opção, e, no final da gestação, acabei não tendo dilatação. Acabamos realizando a cesárea”, justifica.
Para os profissionais existem vários fatores que dificultam a realização do parto normal no Brasil. O primeiro deles é o fato de a mulher brasileira culturalmente acreditar que a cesariana causa menos sofrimento e dores, ou ser mais rápida e mais segura que o parto normal.
Na periferia ou áreas carentes, há um predomínio de dependência do SUS [Sistema Único de Saúde]. Hospitais conveniados ao SUS seguem diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, que preconizam que a taxa de cesariana deva ser de no máximo 15%. O cumprimento desta meta é monitorada pelo ministério da saúde e é estimulado por meio de vários programas de incentivo ao parto normal, como a Rede Cegonha.

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *