Temporada “Dos Prazeres” estreia no Sesc V. Mariana

Após um sonho premonitório, uma imigrante brasileira de 76 anos que fez a vida em Barcelona dá início aos preparativos de seu próprio funeral. A história de María dos Prazeres, personagem que dá nome ao conto do escritor colombiano Gabriel García Márquez, se entrelaça de maneira poética à biografia da atriz Maristela Chelala no monólogo “Dos Prazeres”, dirigido por Ivan Andrade, que estreia dia 17 de janeiro no Sesc Vila Mariana.
Em comum, a personagem e a atriz nasceram no norte do Brasil, migraram para outras cidades e desenvolveram uma relação traumática com a água. A narrativa de García Márquez costura o drama de María dos Prazeres à tragédia pública de uma Espanha sufocada pelo franquismo e é conduzida em um jogo de espelhos por Maristela Chelala – que traz à tona algumas de suas memórias, como o afogamento de sua mãe.
A primeira providência de María dos Prazeres, nascida em Manaus e que vive há décadas em Barcelona, é encontrar um túmulo longe das águas, pois desde a infância nos arredores do Rio Amazonas e sua viagem de navio para o Velho Continente na adolescência, ela sempre associou a umidade às desventuras da vida. Outra preocupação é ensinar o cãozinho Noi – sua única companhia em uma existência solitária – a chorar em sua sepultura.
Em cena, Maristela Chelala dá voz a todos os personagens: a narradora do conto, a protagonista María dos Prazeres, o agente funerário que ela procura para tratar do enterro, um aristocrático amigo que a visita regularmente até que divergências políticas os levam ao rompimento e o chofer de limusine que, debaixo de uma tempestade, lhe oferece uma carona que mudará o rumo de sua vida.
Além de tratar de temas como a imigração e solidão, a liberdade do amor aparece na peça como principal contraponto ao autoritarismo político. Ivan Marsiglia é o dramaturgista que, junto com o diretor e a atriz, costurou ficção com realidade, passado com presente, objetividade com subjetividade. O espetáculo fica em cartaz de 17 de janeiro a 21 de fevereiro, às sextas e sábados. Sessão extra no dia 20/2, quinta, às 20h. O Sesc Vila Mariana fica na rua Pelotas, 141. Vila Mariana.

Check Also

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Com celebração realizada na manhã deste Dia das Mães, a Vila Reencontro, nominada “Jabaquara I”, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *