Saboroso Pão de Centeio

Pão de Centeio

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de centeio; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 2 tabletes de fermento fresco; ½ xícara (chá) de água morna; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 ½ xícara (chá) de água quente; 2 colheres (chá) de sal. Preparo: Numa tigela, dissolva o fermento na água morna e reserve. Em outra tigela, misture a água quente com o açúcar mascavo, a manteiga e o sal. Quando amornar, junte o fermento dissolvido, a farinha de trigo e a farinha de centeio, misturando bem. Aos poucos, junte a farinha integral, até obter massa que desgrude das mãos. Sove a massa durante 10 minutos. Faça uma bola com a massa e coloque em tigela untada. Cubra com um pano e deixe descansar durante 1 hora. Passado este tempo, amasse novamente, modele os pães a seu gosto. Cubra novamente e deixe descansar por mais meia hora. Leve ao forno preaquecido (190º) e asse os pães até ficar ligeiramente dourados. Variação: Substitua o açúcar mascavo por mel. Substitua a manteiga por margarina. Dicas: Use a manteiga e o fermento em temperatura ambiente. Nos dois momentos de descanso da massa, mantenha longe de correntes de ar.

Patê de Abacate

Ingredientes: 1 abacate médio; 1 cebola pequena; 1 xícara (chá) de maionese; ½ xícara (chá) de azeite de oliva; ½ xícara (chá) de cheiro verde picado; 3 folhas de louro; 20 gramas de azeitonas verdes picadas (opcional); 2 colheres (sopa) de orégano; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o abacate, a azeitona e o orégano. Depois de obter massa homogênea, junte o abacate picado e bata novamente. Retire a mistura do liquidificador e coloque no recipiente de servir. Acrescente o orégano e as azeitonas (opcional) e mexa bem. Conserve em geladeira até o momento de servir.

Repolho Diferente

Ingredientes: 1 repolho médio; 2 dentes de alho amassados; 1 colher (sopa) de erva-doce; 1 xícara (chá) de trigo moído; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 cebolas raladas; 4 tomates picados em cubos pequenos; 1 xícara (chá) de carne de peru desfiada; 1 cenoura grande ralada; sal e pimenta-do-reino a gosto; 1 colher (sopa) de tomilho. Preparo: Escave com cuidado a parte central do repolho, formando um recipiente. Coloque-o de molho numa tigela com água, 1 dente de alho amassado e a erva-doce. Deixe tomar gosto por uma hora. Enquanto isso, coloque numa tigela o trigo de molho em 2 xícaras (chá) de água. Misture numa tigela o azeite de oliva, a cebola, o alho restante, o tomate, a carne de peru, a cenoura, o sal, a pimenta e o tomilho. Misture bem. Escorra a água do trigo e junte à mistura. Retire o repolho da água e recheie-o. Embrulhe o repolho, com cuidado, num pano de prato limpo. Cozinhe o repolho em uma panela grande com água por 1 hora. Retire do fogo. Desamarre o pano e sirva numa travessa.

Espeto de Peixe

Ingredientes: 1 1/2 quilo de peixe de carne rija (pintado), limpo e cortado em postas; pimenta-do-reino; 3 ramos de manjericão; 1/2 maço de salsa; 5 colheres (sopa) de suco de limão; 4 colheres (sopa) de azeite; 1 pedacinho de pimenta fresca. Preparo: Monte os espetos com as porções de peixe, cuidadosamente. Numa tigela prepare o molho, colocando sal a gosto, a pimenta, os temperos verdes picados finos, o suco de limão e o azeite. Mexa bem e pincele os espetinhos. Coloque-os sobre o braseiro assim que a chama apagar. Vá pincelando o tempero e virando os espetos para grelhar por igual. Sirva com rodelas de limão e legumes. Dica: Ao montar os espetos, intercale porções de peixe com pedaços grandes de cebola, tomate, abobrinha ou berinjela.

Check Also

Delicioso Brioche Com Presunto, Queijo e Legumes Grelhados

Delicioso Brioche Com Presunto, Queijo e Legumes Grelhados

Brioche Com Presunto, Queijo e Legumes Grelhados Ingredientes: 12 fatias de pão tipo Brioche; 90 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *