Parque Piqueri foi uma grata descoberta

Basta chegar um feriado prolongado, que o paulistano que não foi viajar começa a procurar passeios diferentes para fazer na metrópole. Foi exatamente o que eu fiz, apesar da escolha não ter sido tão diferente assim, decidi ir a um parque que não fosse os tradicionais da Zona Sul como o do Ibirapuera, da Aclimação ou da Independência.
Minha escolha foi o Parque Piqueri, localizado na Zona Leste, mais precisamente no Tatuapé. A visita me surpreendeu positivamente. Com uma ampla área verde, o parque está bem cuidado, possui pista de Cooper, bicicletário (não é permitida a entrada com bikes), quadra de areia, playgrounds, sanitários, área para churrasco e piquenique e canchas de bocha. Apenas a região do lago estava com aspecto de abandono.
Apesar de ter conhecido o parque em pleno feriado, o clima era de bastante tranquilidade e poucas pessoas. A vegetação é bem heterogênea, composta principalmente por bambus, que formam lindos bosques, garantindo sombra em quase todos os lugares. Devido a vegetação muita fechada, passarinhos são difíceis de avistar, mas é possível ouvir seus cantos por toda parte. Quando estive lá, as únicas espécies que consegui observar foram o anu-preto, bem mais comum, e o tucano-de-bico-verde. Há também muitos bancos espalhados para quem gosta de sentar e curtir a paisagem.
O nome Piqueri faz alusão à tribo indígena que habitava a área localizada na confluência do Ribeirão Tatuapé e do Rio Grande, atual Tietê. ‘Piqueri’ procede do tupi e significa ‘rio dos peixes miúdos’. O parque fica na Rua Tuiuti, 515, e funciona das 6h às 18h. É uma excelente opção para quem quer fugir do circuito dos parques centrais e conhecer um pouco mais da cidade. Possuiu estacionamento gratuito na parte de fora, perto da entrada.

Check Also

Show Quebra Quebrando grátis no Sesc Vila Mariana

Show “Quebra Quebranto” de graça no Sesc Vila Mariana

Clarianas é um grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher “ancestral” na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *