Organização social do bairro vai gerir Cinemateca

A Cinemateca Brasileira passa a ter a gestão de uma organização social durante os primeiros três meses de 2021, informou o secretário nacional do Audiovisual, Bruno Graça Melo Côrtes. A Sociedade Amigos da Cinemateca assumiu a gestão da casa do cinema localizada na Vila Mariana, na sexta-feira (15), e segue até que uma nova organização social assuma a administração.
Com a nova gestão, os 40 ex-funcionários vão poder ser recontratados pelo menos temporariamente. O contrato com Associação Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que fazia a administração, terminou e havia um vácuo em relação à nova gestão.
A preocupação era muito grande em relação ao acervo porque faltava dinheiro para o pagamento de contas básicas como segurança e refrigeração.
Em julho, o Ministério Público Federal entrou com uma ação na Justiça contra a União por abandono da Cinemateca Brasileira. O contrato de gestão com a Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) terminou no dia 31 de dezembro de 2019 e, desde então, não houve nova licitação.
Em agosto, a União retomou as chaves do espaço e promoveu contratos para garantir a manutenção dos serviços de limpeza, climatização do acervo, segurança e controle de pragas. Foi quitada, em parcela única, a dívida de energia elétrica, importante para a preservação dos rolos de filmes mais antigos. Essa parte do acervo contém nitrato de celulose, passível de combustão espontânea se não é conservado em câmara com temperatura e umidade específicas.
“Houve, ao longo dos últimos anos, alguns imbróglios, dificuldades com as gestões passadas que resultaram na necessidade de a União, literalmente, retomar as chaves, retomar as rédeas e botar [a Cinemateca] para funcionar novamente”, declarou.
Segundo Côrtes
A Cinemateca, mais importante acervo da América do Sul, tem cerca de 245 mil rolos de filmes.

Check Also

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

86 anos do Jardim da Saúde são celebrados com festa

Passeio ciclístico, caminhada, cãominhada, apresentação musical do Coral do Instituto Baccarelli, bandas, apresentação de cosplayers …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *