Home Destaque Mutirão no Jabaquara alerta para a prevenção da diabetes

Mutirão no Jabaquara alerta para a prevenção da diabetes

0
0

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta ou incapacidade do organismo em produzir a insulina, o que provoca aumento da glicose (açúcar) no sangue. No mundo, cerca de 16 milhões de pessoas sofrem com a doença. Só no Brasil, 106.600 mortes são registradas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Para sensibilizar o maior número de pessoas a realizarem o teste de glicemia e a prevenirem as complicações, o Terminal Jabaquara promoveu uma campanha de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce na terça-feira (14). As pessoas que apresentaram valores alterados foram encaminhadas para tratamento. Além de informações básicas sobre o diabetes, também será oferecido aferição de pressão.
A iniciativa da EMTU contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido se iniciará o tratamento e assim os riscos de eventos cardiovasculares vão diminuir”, alerta o diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Celso Amodeo.
Segundo os voluntários o intuito da campanha é fazer a prevenção, uma vez que se trata de uma doença silenciosa. “A maior preocupação é diagnosticar a diabetes. O teste pe simples e o resultado sai na hora”, afirmou.
Por se tratar de uma doença que não tem cura, o enfermeiro Jorge Almeida explicou que, ao contrário do que se pensa, a preocupação está com o público mais jovem. “Apesar de ser aberta a população, apenas os idosos aderem a campanha, devido a idade. Os jovens não acreditam que a diabetes possa matar”, relatou.
Na visão do aposentado Denis Lima, a campanha é maravilhosa, mas deveria acontecer com mais frequência. “O ideal seria que acontecesse a cada dois meses. Gostaria que as autoridades se preocupassem mais com isso, principalmente por haver muitos idosos,” opinou o aposentado, que sofre com a esposa, portadora de diabetes.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *