Museu do Ipiranga abre inscrições para evento sobre produção e gestão de acervos na internet

O Museu do Ipiranga realiza, em dois dias de encontro – 30 e 31 de janeiro –no novo auditório, um debate sobre a importância do uso das tecnologias digitais para a criação, gestão e comunicação de acervos na internet. Para participar, basta preencher o formulário disponível no site do Museu. Serão 200 vagas gratuitas.
A proposta visa debater também como os sistemas de diferentes organizações e instituições culturais podem se articular e trabalhar em conjunto para oferecer os conteúdos ao público.
O evento de formação Museu Paulista Digital: Acervos em Rede para a Educação e a Comunicação em Museus, visa reunir arquivistas, museólogos e professores da Unicamp, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da iniciativa FILE ARCHIVE, ligada à organização cultural independente FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.
Participam, também, Alexandre Feitosa, coordenador-geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paula Nunes Costa, da Gerência de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (ES), além de representantes do próprio Museu Paulista da USP, do Itaú Cultural e do Museu Lasar Segall. Luciana Conrado Martins, diretora da Percebe Consultoria para museus e Dalton Martins, coordenador do projeto Tainacan (UnB) juntamente com a curadoria do Museu
Paulista, conceberam este evento de formação como parte do projeto mais amplo de migração do sistema documental do Museu Paulista para a plataforma Tainacan.
O evento visa compartilhar conhecimentos, estudos e práticas acerca da gestão de acervos digitais, discutindo os desafios e as perspectivas para a implementação de sistemas integrados entre as organizações Fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem; som e registros sonoros, além de livro, catálogos, periódicos, CDs, DVDs e outros diversos documentos podem ser compartilhados na internet para consulta.
A partir dessas discussões, espera-se identificar e fortalecer uma rede de parceiros e entusiastas do tema para difusão pelo País. Todos os encontros serão presenciais, sem transmissão simultânea pela internet. Ao final, os participantes recebem um certificado.
No dia 31/1, ao término do seminário, será lançado o banco de dados digital do Museu, que estará disponível no site. A ferramenta utilizada foi o Tainacan, software livre desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília.
Além da busca pelas diversas coleções do Museu, o banco também reúne um programa de curadorias digitais. A iniciativa convida pesquisadoras e pesquisadores acadêmicos ou não que mobilizaram nossas coleções em suas pesquisas para propor recortes temáticos ou tipológicos que possam despertar
o interesse na consulta ao acervo digital. É mais um canal de divulgação, tanto dos acervos salvaguardados pelo Museu, como das pesquisas produzidas a partir deles. A cada três meses, novas curadorias serão lançadas.
O evento é uma realização do Museu Paulista/USP, FUSP, PERCEBE,
financiado pelo Consulado dos Estados Unidos e conta com o apoio do PROAC e da FAPESP.
A elaboração do Banco de Dados Digital contou com o apoio do Museu Paulista/USP, FUSP, consulado dos Estados Unidos e PROAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.
O Museu recomenda o uso de máscara em suas dependências.

Check Also

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Jabaquara ganha Vila Reencontro nominada “Jabaquara I”

Com celebração realizada na manhã deste Dia das Mães, a Vila Reencontro, nominada “Jabaquara I”, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *