Metrô inicia extensão da Linha 15-Prata no sentido Ipiranga

O Metrô de São Paulo deverá retomar os projetos que envolvem a extensão da Linha 15-Prata até a estação Ipiranga. A notícia foi anunciada na sexta-feira (23), junto com a informação do início das intervenções na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello para construção de um trecho de 380 de vias da Linha 15-Prata. Trata-se da primeira parte do projeto que levará o ramal de monotrilho até a estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa da CPTM.
Com cerca de 2 km de extensão, o novo trecho ajudará a aliviar a demanda que hoje se dirige à estação Vila Prudente da Linha 2-Verde. Os passageiros com destino ao centro de São Paulo poderão então fazer uma baldeação em Ipiranga para seguir pela Linha 10-Turquesa, da CPTM que hoje tem o Brás como estação terminal. No entanto, o governo estuda uma forma viável de levá-la até Luz, o que tornaria a conexão da Linha 15 mais atraente.
Desde o ano passado, o Metrô tem retomado os planos da extensão, que havia sido suspensos em 2015 no momento da assinatura do contrato. A empresa Deletros, que deveria ter realizado os estudos de alteamento, acabou tendo a licitação anulada pela companhia, que não havia adjucado o contrato até hoje. Nesse período, diz o Metrô, houve mudanças no escopo que farão a companhia lançar uma nova licitação desses projetos.
Com eles em andamento, será possível então contratar uma empresa para realizar as obras civis e de sistemas para levar o ramal até Ipiranga. O consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML) inclusive já fará parte da ampliação das vias a partir de Vila Prudente.
Vale lembrar que ao levar a Linha 15 até Ipiranga, no futuro os passageiros poderão realizar uma baldeação para a Linha 5-Lilás no mesmo local. A extensão a partir da estação Chácara Klabin consta do planejamento do Metrô e aliviaria ainda mais a Linha 2-Verde. No entanto, essa obra não tem qualquer previsão conhecida.
Para levar a Linha 15-Prata até a nova estação terminal, contudo, exigirá delicadas desapropriações. No caminho planejado para as vias existe a comunidade de Vila Prudente, que terá parte do terreno utilizado pelo Metrô. A companhia tem avisado os moradores que serão atingidos pela obra há alguns meses, mas ainda não teria oficializado a retirada dessas pessoas. Em redes sociais, representantes da comunidade têm reclamado do governo por se negar a discutir os planos do projeto.
A Linha 15 deve seguir seu caminho pela avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Melo e ocupar um espaço ao lado do viaduto Grande São Paulo. A via elevada então cruzará a Linha 10-Turquesa para então fazer uma curva no sentido noroeste e seguir paralela ao ramal da CPTM. Já a estação Ipiranga do monotrilho deverá ficar do lado esquerdo da sua homônima, bem próxima do viaduto Capitão Pacheco Chaves. Espera-se que no projeto seja contemplada a ampliação e modernização da parada da Linha 10.

Check Also

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

Colégio Marista Arquidiocesano oferece a prática do rugby

O rugby é o segundo esporte mais praticado no planeta, atrás apenas do futebol. Muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *