Metrô de São Paulo nasceu no Jabaquara e comemora 43 anos

Ele é responsável por transportar milhões de pessoas diariamente para os quatro cantos de São Paulo. O Metrô de São Paulo completa 43 anos no dia 14 de setembro. E foi no Jabaquara que tudo começou em 1974.
Ao longo dos anos foi acrescendo mais profissionais, quilômetros de linhas, estações, novas tecnologias, aprimorando seu quadro de empregados e agregando o valor de ser um transporte sustentável. Arte e lazer também passaram a fazer parte da identidade do Metrô, melhorando os seus serviços e tornando o ir e vir das pessoas mais agradável.
Os iniciais 6,4 quilômetros de linhas operacionais, entre Jabaquara e Vila Mariana, há mais de 4 décadas, passaram, em 2013, para a marca de 74 quilômetros de linhas (65,3 quilômetros operados pelo Metrô de São Paulo e nove quilômetros operados pela Via Quatro) e 64 estações (seis delas também da Via Quatro).
Antonio Aparecido Lazarini, um dos quatro funcionários contratados para conduzir o primeiro Metrô, estava para fazer com que tudo ocorresse bem no dia da inauguração da Linha 1 – Azul. Ele foi encarregado de ficar no primeiro vagão, supervisionando o condutor, onde autoridades, funcioná- rios e convidados se apertaram durante a primeira viagem oficial de Metrô, com apenas seis carros. Na ocasião, a população teve que ficar do lado de fora. O primeiro trajeto percorrido, de 7 km, foi entre as estações Vila Mariana e Jabaquara. “As autoridades pararam em todas as estações. Desciam e olhavam. Depois voltavam para o vagão”, relembrou Lazarini.
Quando chegaram no Jabaquara, cerca de 3 mil funcionários se amontoaram para andar no meio de transporte moderno para a época, o qual contava com improvisos como uma buzina usada para alertar sobre o fechamento das portas, ideia vinda do México, onde treinou por dois meses.
O Metrô registra atualmente números astronômicos. Pela estação Jabaquara passa diariamente 30 mil passageiros por hora no horário de pico.

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *