Home Matéria de Capa Metrô de São Paulo nasceu no Jabaquara e comemora 43 anos

Metrô de São Paulo nasceu no Jabaquara e comemora 43 anos

0
0

Ele é responsável por transportar milhões de pessoas diariamente para os quatro cantos de São Paulo. O Metrô de São Paulo completa 43 anos no dia 14 de setembro. E foi no Jabaquara que tudo começou em 1974.
Ao longo dos anos foi acrescendo mais profissionais, quilômetros de linhas, estações, novas tecnologias, aprimorando seu quadro de empregados e agregando o valor de ser um transporte sustentável. Arte e lazer também passaram a fazer parte da identidade do Metrô, melhorando os seus serviços e tornando o ir e vir das pessoas mais agradável.
Os iniciais 6,4 quilômetros de linhas operacionais, entre Jabaquara e Vila Mariana, há mais de 4 décadas, passaram, em 2013, para a marca de 74 quilômetros de linhas (65,3 quilômetros operados pelo Metrô de São Paulo e nove quilômetros operados pela Via Quatro) e 64 estações (seis delas também da Via Quatro).
Antonio Aparecido Lazarini, um dos quatro funcionários contratados para conduzir o primeiro Metrô, estava para fazer com que tudo ocorresse bem no dia da inauguração da Linha 1 – Azul. Ele foi encarregado de ficar no primeiro vagão, supervisionando o condutor, onde autoridades, funcioná- rios e convidados se apertaram durante a primeira viagem oficial de Metrô, com apenas seis carros. Na ocasião, a população teve que ficar do lado de fora. O primeiro trajeto percorrido, de 7 km, foi entre as estações Vila Mariana e Jabaquara. “As autoridades pararam em todas as estações. Desciam e olhavam. Depois voltavam para o vagão”, relembrou Lazarini.
Quando chegaram no Jabaquara, cerca de 3 mil funcionários se amontoaram para andar no meio de transporte moderno para a época, o qual contava com improvisos como uma buzina usada para alertar sobre o fechamento das portas, ideia vinda do México, onde treinou por dois meses.
O Metrô registra atualmente números astronômicos. Pela estação Jabaquara passa diariamente 30 mil passageiros por hora no horário de pico.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *