Hora de cuidar das pernas, mande a preguiça embora

O frio do Inverno incomoda, ficamos mais preguiçosos, mais comilões e a vontade é só ficar debaixo das cobertas, mas a notícia boa é que o Inverno é tempo ideal para cuidar da pele. Ah, isso você já sabe, é ideal para fazer peeling no rosto, por exemplo, mas é também bom para se livrar dos “vasinhos” e das varizes porque tais tratamentos inviabilizam a exposição ao sol e deixam alguns hematomas temporários.
Os médicos explicam que, antes de tratar os vasinhos e varizes é imprescindível passar por uma avaliação clínica das veias das pernas. Isso porque, às vezes, é possível que haja micro varizes e varizes em estágio subcutâneo, além do que está visível. E isso também precisa ser tratado. E ainda, a consulta prévia também é importante porque ajuda a identificar quais pacientes apresentam problemas mais superficiais e quais possuem um quadro de insuficiência venosa crônica. Os portadores de varizes frequentemente apresentam sintomas como peso ou cansaço nas pernas que podem ou não apresentar edema vespertino (inchaço).
E o tratamento? As cirurgias minimamente invasivas e o uso de meias compressoras, por exemplo, rendem ótimos resultados na eliminação de vasinhos e varizes. Porém, a melhor maneira de evitar problemas desse tipo ainda é manter hábitos saudáveis, combater o sobrepeso e eliminar o sedentarismo. Portanto, mudanças no estilo de vida como cuidar da alimentação e praticar atividade física com regularidade precisam ser adotadas o quanto antes, já que, sem tais medidas, os inchaços podem voltar.
As mulheres precisam ter cuidado redobrado, também devido às questões hormonais e o uso de contraceptivos. E ainda tem a questão do histórico familiar. Pacientes com casos na família têm maior predisposição a desenvolver o problema e precisam procurar orientação médica para preveni-lo, mesmo que ainda não o tenham manifestado.
O uso de meias elásticas de compressão, comprovadamente, ajuda a aliviar sintomas e pode realmente minimizar o aparecimento de vasinhos e varizes. No entanto, as meias também precisam ser prescritas pelo médico.

Check Also

Estética masculina em ascensão: O caminho para o bem-estar e naturalidade

Estética masculina em ascensão: O caminho para o bem-estar e naturalidade

Sentir-se bem consigo mesmo transcende a vaidade; é um pilar fundamental para a felicidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *