Férias nos parques inesquecíveis

Alguns parques nacionais americanos possuem a beleza majestosa das montanhas. Outros abrangem desertos áridos e assombrosos. Fontes termais e impressionantes quedas d’água brotam de alguns deles. Outros se orgulham de abrigar espécies raras de plantas e animais. Esses parques preservam e protegem espaços naturais insubstituíveis, de caráter sagrado para índios americanos que um dia os percorreram livremente. Conhecer os parques nacionais dos Estados Unidos pode bem ser um ótimo roteiro para suas próximas férias.
Se você é fã de Zé Colmeia, o urso bonachão criado em desenho animado pelos estúdios Hanna-Barbera em 1958, com certeza já ouviu falar do parque Jellystone, local onde Zé Colmeia, Catatau e sua turma vivem inúmeras e atrapalhadas aventuras. Na realidade, Jellystone é uma imitação caricaturada do famoso parque nacional de Yellowstone. Esse, e outros parques são muitos conhecidos pelo povo americano que os frequentam para ficarem mais perto da natureza e literalmente fazem piqueniques, como aqueles que aparecem nas animações e também no filme de Zé Colmeia.
Vamos conhecer um pouco do parque Jellystone, queremos dizer, do parque Yellowstone. Nenhum outro lugar da Terra possui uma atividade geométrica comparável à do parque nacional Yellowstone. O parque, com um milhão de hectares de florestas densas, espalhadas principalmente em Wyoming, é repleto em fenômenos naturais exóticos. Em média o gêiser Old Faithful entra em erupção a cada 79 minutos, lançando milhares de litros de água fumegante para o ar. As erupções do gêiser Steamboat são menos periódicas, mas esse lança a sua fumaça a 120 metros de altura. A maior fonte quente do parque é a Grand Prismatic. Os anéis amarelos e laranjas que circundam o centro azul-escuro dessa fonte lembram um arco-íris. Mais adiante, erguem-se as plataformas de calcário das fontes termais Mammoth e o cânion do rio Yellowstone, no qual a água se agita furiosamente entre as paredes de rocha amarelo-dourada.
São mais de 10 mil fontes termais espalhadas por Yellowstone, para encher os olhos de qualquer visitante. Em 1872, o congresso americano aprovou a transformação da área em parque nacional, o primeiro do mundo destinado oficialmente a esse fim. Hoje, o parque recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano, atraídos não só pelos gêiseres e fontes termais, mas também pela ampla variedade da vida selvagem.
Muito interessante também é o Sierra Nevada. Geleiras da era glacial escavaram o vale Yosemite, situado no alto da cordilheira que forma a Sierra Nevada, na Califórnia. Há cerca de 3 milhões de anos, o vale era apenas um cânion, esculpido pelo rio Merced. Invadido pelas geleiras, o vale se ampliou e aprofundou, e de suas paredes graníticas começaram a jorrar várias cachoeiras. Por volta de 10 mil anos atrás, o vale Yosemite já adquirira a sua forma atual: cerca de 11 km de comprimento e 1,6 km de largura em seu trecho mais amplo.

Check Also

Descubra o paraíso: Explorando as maravilhas das Ilhas Fiji

Descubra o paraíso: Explorando as maravilhas das Ilhas Fiji

Que tal considerar passar suas próximas férias em um verdadeiro paraíso composto por mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *